1Password agora permite encontrar senhas com base em sua localização

Com nova função de geolocalização, 1Password pode dar acesso rápido às senhas que você usa no trabalho ou na faculdade, por exemplo.

Emerson Alecrim
• Atualizado às 16:13
Resumo
  • O 1Password introduziu uma função de geolocalização que permite associar senhas a locais físicos.
  • A ideia surgiu em um dos hackathons promovidos regularmente pela empresa.
  • O recurso está sendo liberado globalmente para usuários domésticos e corporativos.

Quem usa um gerenciador de senhas costuma ter muitas credenciais cadastradas no serviço. Para facilitar o acesso a elas, a 1Password anunciou uma função que associa uma localização física a senhas específicas. Assim, quando você chegar a esse local, essas senhas serão indicadas a você automaticamente.

Por exemplo, suponha que você acessa três serviços online em seu trabalho. Você pode então associar as credenciais de login desses serviços à localização geográfica de seu escritório. Quando você chegar ao local, o 1Password irás mostrar essas três credenciais na área Nearby (Perto), na tela inicial do aplicativo.

Você pode então ter uma lista de senhas associadas à localização geográfica da sua casa, uma para a faculdade, uma para a academia, e assim por diante.

O benefício é óbvio: com o recurso ativado, você não perderá tempo tentando localizar a credencial de determinado serviço que você só acessa em um lugar específico. Isso é especialmente interessante para quem tem muitos dados cadastrados no 1Password.

É possível associar a uma localização física tanto credenciais já existentes quanto novas. Além disso, também é possível visualizar ou gerenciar a associação de credenciais a locais físicos por meio de um mapa exibido no próprio aplicativo.

Ideia surgiu em um hackathon

A 1Password explica que a ideia de associar credenciais a pontos físicos surgiu em um dos hackathons que a companhia promove regularmente.

Esses são eventos em que os desenvolvedores participantes executam desafios específicos. Em uma das edições, o objetivo era “acessar seus itens mais rapidamente [no 1Password] onde e quando você precisar deles”.

Tanto no hackathon quanto nos testes feitos com usuários, a ideia foi bem recebida, o que levou a 1Password a adotar a vinculação de credenciais a localizações geográficas como um recurso oficial.

A novidade está sendo liberada para usuários domésticos e corporativos do serviço, no mundo todo. Ela pode ser usada para senhas, PINs e outras informações cadastradas.

Relacionados

Escrito por

Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.