YouTube: agora com legendas geradas automaticamente

A partir desta quarta-feira (4) o YouTube passou a tornar disponíveis legendas automáticas (auto-captioning, em inglês) a todos os usuários do YouTube. Com isso, o Google pretende tornar os vídeos mais acessíveis a deficientes auditivos e a pessoas do mundo todo que não entendem inglês.

O recurso — que estava em um beta exclusivo a usuários selecionados desde Novembro de 2009 — consiste em identificar automaticamente o que é falado no vídeo (através das tecnologias de reconhecimento de voz que o google usa no Google Voice e no Nexus One) e assim gerar automaticamente a legenda para o vídeo, mesmo que o usuário que o colocou no a não tenha adicionado nenhuma legenda. Outra possibilidade disponível assim que se gera a legenda é a de tradução automática para 50 idiomas, incluindo o português.

O recurso ainda não funciona com perfeição, principalmente se os vídeos tiverem ruídos que atrapalhem o reconhecimento (o ideal seriam vídeos com o áudio isento de ruídos e sons de fundo, contendo apenas a fala). Ainda assim, para quem é deficiente auditivo ou não entende a língua do vídeo, a transcrição é boa o suficiente para quebrar um galho.

Outra restrição do serviço é que, ao menos por hora, ele apenas transcreve a partir do áudio em inglês — aliás, eu ri bastante vendo os resultados potencialmente hilários obtidos quando o sistema tenta entender um vídeo em português, apresentando a legenda com as palavras em inglês que mais soam parecidas com o que é falado em português. Mas como o sistema roda nos servidores do Google, que claramente está investindo bastante em tecnologias de reconhecimento de voz para seus produtos, não se surpreenda se, sem aviso algum, o sistema for melhorando, passando a reconhecer melhor as palavras em inglês e até mesmo acrescentando reconhecimento de outras línguas. Na verdade, no anúncio no blog do YouTube o gerente de produto Hiroto Tokusei afirma que o Google planeja adicionar reconhecimento de fala a mais línguas nos próximos meses.

Além disso, outra vantagem o novo recurso é que o usuário que fez o upload do vídeo pode tomar uma legenda automaticamente gerada como base para criar uma legenda precisa. Basta que ele baixe a legenda automática, corrija o que estiver errado e faça o upload. Essa facilidade tem potencial para aumentar significativamente o número de vídeos com legendas precisas adicionadas pelos próprios autores, uma vez que o trabalho dos mesmos passará a ser muito menor.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados