Toda a porção mais clara são máquinas rodando Linux.

A lista dos 500 maiores supercomputadores, publicada a cada dois anos, traz uma surpresa interessante: no mercado de computadores capazes de rodar Crysis, o Linux domina quase que totalmente como sistema operacional das máquinas. Inclusive, os primeiros da lista, justamente os mais velozes e com maior quantidade de processadores, rodam o Linux (imagina o que não dá pra fazer com o Cray XT e seus mais de 224 MIL núcleos de processamento).

Alguns até rodam Crysis na qualidade e resolução máximas…

O motivo é simples: sistemas Linux são mais escaláveis, estáveis e possuem uma licença de uso que torna possível o uso sem custos astronômicos e uma estrutura que permite realizar todas as alterações necessárias no Kernel para que as máquinas rodem sem problemas. Isso mostra o poder do Linux para servidores e computadores específicos; só falta termos uma notícia como essa para Linux sendo usado em desktops. 🙂

Um gráfico interativo dos computadores pode ser visto na página da BBC, onde é possível listar os equipamentos de outras formas, além do sistema operacional: por velocidade, por tipo de uso, por país em que o supercomputador se encontra, pelo tipo de processador, e pelo fabricante.

Receba mais sobre Linux na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados