A Microsoft apresentou hoje uma maneira diferente para que usuários do Hotmail recebam suas mensagens no conforto do celular e também nos práticos clientes desktop de troca de e-mails. O Exchange ActiveSync pode ser considerado uma versão diferenciada do Exchange para os meros mortais como eu, você e os 47 milhões de usuários brasileiros do Hotmail que não têm acesso ao Exchange comum (licenciado para redes corporativas).

Acho que podemos dizer que a Microsoft nunca colocou todas as possibilidades do Hotmail nos dispositivos móveis. Isso está para mudar com o Windows Phone 7, que será totalmente integrado ao que a empresa oferece por meio do Live, mas os usuários que têm aparelhos de outros fabricantes já podem desfrutar a nova sincronização entre a conta do Hotmail e o aplicativo de e-mail do celular.

O ActiveSync garantirá a sincronização completa de tudo aquilo que está associado à conta do Hotmail: trocas de mensagens, lista de contatos e registros no calendário. Se o usuário tem um iPhone ou iPad, por exemplo, terá a opção de configurar o aparelho para receber notificações sempre que uma nova mensagem pintar nos servidores do Hotmail.

Além disso, a sincronização garante que, ao modificar algum contato ou criar um novo compromisso no calendário, essa mudança também vai aparecer na versão web do Hotmail.

Para configurar o Exchange ActiveSync, basta escolher Exchange como serviço de e-mail no seu dispositivo móvel e depois informar os seguintes dados:

  • E-mail: usuario@hotmail.com
  • Servidor / URL: m.hotmail.com
  • Domínio: deve ficar em branco
  • Uso de SSL: habilitado
  • Certificado: aceitar quando for solicitado

A adição do Hotmail baseado em Exchange ActiveSync funcionou perfeitamente no iOS. No entanto, no terreno dos desktops – onde a MS impera – o resultado não foi tão bom: o Windows Live Mail 2011 Beta não tem suporte a Exchang ActiveSync (somente POP, IMAP e Live Hotmail); e o Outlook travou depois que eu inseri os dados da minha conta do Hotmail.

De acordo com a Carolina Aranha, gerente-geral da Divisão Online da Microsoft Brasil, o Exchange ActiveSync do Hotmail vai funcionar em qualquer dispositivo ou aplicativo que já tenha acesso ao Exchange, bastante apenas adicionar as informações de usuário do Hotmail.

É de graça, então não há desculpa para não adotar o Exchange ActiveSync.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados