Os rumores de uma versão nativa do AutoCAD para Mac já circulavam havia algum tempo, mas hoje veio a confirmação oficial: o AutoCAD está a caminho do OS X.

Talvez um dos mais famosos softwares sem versão para Mac, o AutoCAD era antes executado em uma máquina virtual do Windows ou via Boot Camp pelos engenheiros e arquitetos que faziam questão usar um Mac, mas essa nunca foi considerada uma solução 100% satisfatória.

No ano passado a Autodesk (empresa responsável pelo programa) conduziu uma pesquisa para sondar o interesse de uma versão para Mac de seu software mais famoso. E o resultado está aí,chamado (apropriadamente) “AutoCAD for Mac”.

A nova versão do software permitirá que se use os recursos que o tornaram popular e ainda se beneficiar de tudo que o OS X tem a oferecer. A Autodesk afirma que o AutoCAD para Mac é totalmente integrado ao sistema, desde a busca de funções que te aponta em que lugar do menu se encontra a opção desejada até a compatibilidade com os gestos multitoque dos trackpads e mouse da Apple, passando também pela possibilidade de pré-visualizar seus arquivos por Cover Flow no Finder, entre outras características do sistema.

Os arquivos, aliás, serão os mesmos .dwg que a versão para Windows utiliza, e qualquer modificação pode ser feita e visualizada em qualquer uma das duas plataformas.

O programa, com suas 14 milhões de linhas de código, foi todo re-escrito do zero utilizando os frameworks nativos do OS X.

“Nossa equipe precisou mergulhar no mundo Mac […]. Não é todo dia que você espera ver programadores hardcores em camisas de gola rolê pretas e jeans, mas certamente aconteceu,” relata Shaan Hurley, da Autodesk, em seu blog.

Além disso, a empresa ainda anunciou o aplicativo para iOS chamado AutoCAD WS, que permitirá que os arquivos .dwg sejam visualizados e editados diretamente no iPod Touch, iPhone ou iPad.

Phill Schiller, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple, parece ter adorado a notícia:

“A Apple está muito animada que a Autodesk esteja trazendo o AutoCAD de volta ao Mac e  nós achamos que é a combinação perfeita para milhões de profissionais de design e engenharia,” disse Schiller. “O app AutoCAD WS é uma nova idéia de peso, uma versão móvel de um software de design líder da indústria para iPhone, iPad e iPod Touch, os dispositivos móveis mais inovadores do mundo.”

Os dois softwares estarão disponíveis a partir deste outono (no hemisfério norte). Ainda não foi divulgado o preço da versão para Mac. O aplicativo para iOS será gratuito.

Com informações: Autodesk.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Juarez Lencioni Maccarini

Juarez Lencioni Maccarini

Ex-redator

Juarez Lencioni Maccarini é formado em engenharia de computação e trabalhou como autor no Tecnoblog entre 2009 e 2011. Durante sua passagem, produziu reviews e escreveu sobre jogos, softwares e inovação. Também colaborou com a redação do TechTudo (Editora Globo) cobrindo temas relacionados à tecnologia.

Relacionados