Grupo hacker diz ter encontrado chave-mestre do PS3

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

O PS3 está no mercado desde 2006. É seguro afirmar que desde que ele saiu certos grupos de desenvolvedores e programadores tentaram modificar o console de alguma forma, seja com um objetivo legítimo ou não. Hoje, mais de quatro anos depois que a primeira unidade foi vendida, um grupo hacker conseguiu descobrir a chave privada que vai facilitar bastante a modificação do console. Ou ao menos diz ter descoberto.

Os responsáveis por encontrarem a chave são membros do grupo fail0verflow, os mesmos criadores do Homebrew Channel do Wii. Eles dizem que com essa chave é possível assinar qualquer código não-oficial, fazendo com que o PS3 identifique o código como legítimo e execute-o sem problemas. Com isso, qualquer programa pode ser instalado no console sem a necessidade do jailbreak via pendrives USB.

A chave não foi divulgada ainda, mas deve ir ao ar amanhã junto com o site do grupo e uma demonstração de uso da chave durante a conferência Chaos Communication. Na conta do Twitter do grupo, eles avisam que a chave não foi descoberta com objetivo de incentivar a pirataria e sim para que qualquer pessoa possa instalar Linux no console independente da versão de Firmware que ele roda. Mas a instalação piratas será, certamente, facilitada com a divulgação da chave.

A descoberta da chave é uma falha que não é passível de correção com atualização de software, então a Sony vai ter que se desdobrar em duas para descobrir como impedir sua divulgação. Eles têm até amanhã.

Com informações: Joystiq.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados