Um projeto de lei proposto pelo senador Carl Kruger, do estado de Nova York, prevê que pedestres tenham que pagar multa no valor de US$ 100 (cerca de R$ 167) caso sejam pegos atravessando as ruas da grande maçã ouvindo músicas com fones de ouvido ou falando ao telefone celular. De acordo com Kruger, a lei é necessária para prevenir os acidentes causados por pessoas presas na “serenidade perceptiva” proporcionada por seus gadgets.

Garota escuta música (foto: Flickr - iLikeSpoons)
Não pode atravessar a rua desse jeito, ok?

A mais recente das mortes causadas por “distração eletrônica” foi do jovem Jason King, de 21 anos, que foi atropelado por um caminhão no último mês de dezembro enquanto ouvia músicas em seu iPod. “Uma pessoa não pode estar plenamente ciente do que acontece ao seu redor enquanto estiver imersa conversando em seu BlackBerry ou ouvindo música em seu iPod”, diz o senador.

De acordo com o Highway Safety Association, órgão responsável pela segurança nas estradas norte-americanas, atualmente os atropelamentos correspondem por 12% das mortes nas ruas e estradas do país, número que aumentou em 2010 depois de passar vários anos em queda. “Nós costumamos focar nossas campanhas de segurança nos motoristas, mas devemos passar a falar com pedestres”, diz Jonathan Adkins, porta-voz da associação.

Em todo caso, um projeto de lei semelhante foi rejeitado no estado do Arkansas na semana passada. Já os estados da Califórnia, Oregon e Virgínia têm planos de proibir ciclistas de falarem ao celular enquanto pedalam.

Com informações: CBS. Foto: Flickr – iLikeSpoons.

Receba mais sobre Nova York na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Relacionados