Universidade cria maior tela sensível ao toque do mundo

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

A Universidade de Groningen, na Holanda, conseguiu um feito enorme no mês passado e que só precisa da oficialização do Guinness para entrar no livro dos recordes. Eles converteram a tela do cinema 3D da universidade na maior tela sensível ao toque do mundo. São incríveis 10 metros de comprimento por 2,8 metros de altura com a resolução de nada assombrosos 4900×1700 pixels. Curioso para ver como ela funciona? Veja o vídeo abaixo e tente segurar o queixo.


(YouTube)

A tela tem 135 graus de curvatura, usa 1.000 lâmpadas de LED com infravermelho e pode detectar ao mesmo tempo 100 toques diferentes. Para a conversão foram usadas 6 câmeras de rastreamento de movimento Optitrack, que detectam o movimento ao perceber o reflexo da luz infravermelha que o dedo causa na tela e calculando suas coordenadas.

Pode ser uma resolução um pouco menor do que essa aqui, mas confesso que não me importaria nem um pouco em jogar Street Fighter 4 nessa belezinha. Mas ela vai ser usada apenas para aulas, segundo a universidade. Fuén.

Com informações: Slashgear.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados