Sony alerta: seu PS3 vai ser banido se detectarmos jailbreak

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Com todo esse falatório em cima dos hackers que descobriram a chave de criptografia do PS3 e do processo da Sony contra eles, não paramos para notar um pequeno detalhe. A criadora do PlayStation 3 nunca emitiu um comunicado oficial em que diz qual sua posição oficial em relação ao hack que a descoberta do código criou, permitindo a modificação do console e, então a instalação de jogos piratas. Obviamente eles não devem estar pulando de alegria com isso, mas somente ontem a empresa disse o que acha e quais as consequências de quem ousar modificar seu console.


No blog oficial do PlayStation, a Sony disse que usar tais métodos são uma violação dos termos de serviço e que aqueles usuários que instalarem o hack terão seus consoles permanentemente proibidos de acessar a rede PSN. A Sony faz isso “não só para proteger seus negócios mas também para preservar uma experiência de jogo honesta que os gamers esperam e merecem”.

Não deve ser supresa para ninguém, visto que a empresa já começou a banir consoles da jogatina online de games como Modern Warfare 2. Nos fóruns da Sony os usuários até reportam o código específico do erro que deverá aparecer na tela: 0x8002A227. Se isso acontecer com seu PS3, ele está permanentemente banido da PSN e não há muito que você possa fazer.

E antes de ser acusado de militância pró-hackers e contra a Sony pela milésima vez, vou emitir um comunicado oficial também: eu sou contra a pirataria mas acredito que quando você compra um gadget, deveria ter o direito de fazer o que quiser com ele, afinal de contas você não está alugando e sim comprando. Acho que a Sony poderia parar de tentar tapar o sol com a peneira e trabalhar junto com os hackers, ao invés de processá-los, para descobrir uma maneira de ao mesmo tempo permitir modificações e impedir a pirataria dos jogos. Não deve ser tão difícil assim, certo?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados