Se as mudanças gráficas anunciadas pela Canonical para o Ubuntu 11.04 te deixaram surpreso, a última novidade do GNOME 3 vai ter deixar de queixo caído. Os desenvolvedores simplesmente decidiram remover os botões para minimizar e maximizar janelas da UI do sistema. Agora, na barra de títulos teremos apenas o botão para fechar a janela, e…. bem, o título.

A explicação para essa decisão é absurdamente simples: o modelo de interação com o usuário do GNOME 3 é completamente novo, e nesse modelo não há para onde mandar uma janela depois de minimizada. Não há uma barra de tarefas, ou um dock, ou qualquer coisa do tipo. Se a função de minimizar uma janela fosse mantida, a janela simplesmente iria para o… nada. E isso poderia deixar muitos usuários confusos.

Mas calma, se você é daqueles que trabalha com milhares de janelas abertas e precisa sumir com algumas pra manter o foco, o GNOME 3 terá soluções para organizar sua bagunça: com o uso das workspaces e do overview você poderá organizar suas janelas em “áreas diferentes”, e até visualizar todas se assim quiser.

Já sobre o fim do botão de maximizar, ele simplesmente perdeu a razão de existir. Quer fazer uma janela ocupar toda a área de trabalho? Clique duas vezes sobre a barra de títulos ou a arraste para o topo da tela (Nota: sim, exatamente como no Windows 7).

Muitas dessas mudanças parecem querer tornar o GNOME mais amigável para interfaces sensíveis a toque, como tablets, por exemplo. Resta saber se elas serão aceitas pelas comunidade, já que algumas interações acabam exigindo mais passos do que simplesmente… clicar em um botão.

O GNOME 3 ainda está em versão beta, e deve ser lançado oficialmente apenas em abril. Se mesmo assim você quiser conhecer um pouco mais das novidades do sistema, pode baixar a versão beta no site do projeto.

Com informações: OS News

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados