Metrô de São Paulo ganha site especial para celulares

Versão mobile apresenta dados em tempo real das linhas, tais como horário de funcionamento das estações e sugestão de trajeto.

Thássius Veloso
Por

Transporte público é uma necessidade nas grandes cidades, como a gigantesca São Paulo. Se pudermos munir os usuários de informações de qualidade, melhor ainda, pois há como evitar maiores transtornos. Pensando nisso, a Companhia do Metropolitano disponibiliza nessa terça nova versão do site do Metrô SP voltada especificamente para celulares.

Versão mobile do site do Metrô SP.

O novo site traz informações bastante valiosas para aquele sujeito que está saindo de casa, rumo ao trabalho, mas depende do metrô para chegar lá. A seção Direto do Metrô lista todas as 4 linhas da capital paulista — exceto a Linha 4-Amarela, que por enquanto está em modo de operação reduzido —, com direito à visualização sempre atualizada das condições de operação de cada linha.

Por enquanto, as seguintes linhas são contempladas pelo site:

  • Linha 1-Azul;
  • Linha 2-Verde;
  • Linha 3-Vermelha;
  • Linha 5-Lilás.

De acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, os dados são transmitidos diretamente do Centro de Operações da companhia. No entanto, é bom ficar atento, pois atrasos e transtornos mais simples não serão discriminados na versão mobile do site. A menos que uma catástrofe aconteça, o Metrô SP para celulares vai continuar mostrando que as linhas operam normalmente…

Talvez o recurso mais interesse do novo site seja o horário de operações das estações. Convenciona-se dizer que o metrô de São Paulo fecha à meia-noite, mas a boa verdade é que tem estação cujo funcionamento se estende até 00h30, senão mais. Ter essas informações em mãos ajuda a organizar melhor o trajeto.

Trajeto, aliás, que também pode ser calculado usando o site mobile. Por enquanto o sistema disponibilizado pelo metrô não dá informações sobre tempo que a viagem demora, mas pelo menos serve de guia para saber que é preciso fazer baldeação nessa ou naquela estação antes de chegar ao destino final.

O site móvel do Metrô SP pode ser acessado em . No entanto, não se anime em abri-lo no seu navegador, pois a interface apresentada é chorar. A boa notícia é que uma versão especial do site foi desenvolvida especialmente para iPhone e iPod Touch.

A promessa do Metrô de São Paulo é lançar widgets para sistemas operacionais e plataformas móveis em breve. Ainda não há uma data prevista para isso, infelizmente.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Relacionados

Relacionados