Notícias Internet

Tráfego do Facebook ultrapassa Orkut no Brasil, diz Alexa

João Brunelli Moreno
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

De acordo com dados levantados pelo site Alexa, que monitora a visitação de páginas da web ao redor de todo o mundo, pela primeira vez o tráfego do Facebook superou o do Orkut no Brasil. Ainda que a rede social do Google conte com maior número de usuários cadastrados, a rede social de Mark Zuckerberg apareceu na quarta posição do ranking das páginas mais visitadas no país, atrás do Google Brasil, Google e YouTube.

Os números mostram que a navegação do Facebook representou 6,1% de toda movimentação na rede tupiniquim nos últimos 30 dias, contra os 2,1% do Orkut, que ainda tem como trunfo deter o maior número de acessos únicos às redes sociais, contabilizando 32 milhões de acessos contra 18 milhões de seu rival.

Atualmente o Brasil é o último dos países em que o Orkut detém o título de rede social mais usada, honraria que perdeu na Índia — país onde também era especialmente popular — no mês de agosto de 2010. Naquela ocasião do Facebook havia chegado à marca de 21 milhões de acessos únicos no país (crescimento de 176% em relação ao ano anterior), enquanto o Orkut teve apenas 20 milhões de acessos.

Consultada pelo TB, a empresa de pesquisas americana comScore discorda dos dados do Alexa. Os dados mais recentes, referentes a março de 2011, mostram o Orkut com 21 bilhões de pageviews de internautas com pelo menos 15 anos. Por sua vez, o Facebook gerou apenas 1,7 bilhão de pageviews no período (aumento de 371% frente ao mesmo período do ano anterior).

Globalmente, o Brasil representa apenas 2,2% dos acessos feitos ao Facebook, enquanto os acessos brasileiros são 98,4% da movimentação do Orkut.

Com informações: Alexa, Terra.

Atualização em 28.04.2011 às 11h15 | Estatísticas da comScore adicionadas ao texto.

João Brunelli Moreno

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque