Samsung não quer vender Nexus S no Brasil

Rafael Silva
Por

Hoje mais cedo a Samsung havia declarado que o Nexus S não seria mais vendido no Brasil como planejado. A decisão foi tomada devido a um problema da empresa com a adequação a uma norma da Agência de Telecomunicações, que diz as operadoras devem mostrar o código DDD em que o usuário está e que para isso, a Samsung teria que colocar um ‘mecanismo’ no Nexus S que permitisse essa exibição. Mas parece que eles esticaram a verdade um pouco.

Alguns dos nossos leitores portadores de aparelhos Samsung Nexus S vindos do exterior avisaram que, ao contrário do que a Samsung disse, eles conseguiam ver normalmente o número DDD da localidade em que estavam. Como no caso do leitor mineiro Luiz Sardinha, que mandou a foto abaixo.

Network mostra código 31. Não era isso? | Clique para ampliar

Quando questionei a Anatel sobre a existência de tal normal, obtive a seguinte resposta da assessoria de imprensa da agência:

O Regulamento de Numeração para a Identificação de Acessos, Interfaces e Elementos de Redes do Serviço Móvel Pessoal (SMP), aprovado pela Resolução 298, de 29 de maio de 2002, determina em seu artigo 19 que “as prestadoras de SMP devem assegurar que suas redes tenham capacidade de informar, continuamente através da Estação Móvel do Usuário (aparelho), em que Área Geográfica (código de área, mais conhecido como DDD) definida pelo Código Nacional o mesmo se encontra, inclusive para Usuários Visitantes.

Ou seja: a norma diz que é de responsabilidade das operadoras, e não da fabricante do aparelho, se certificar que seus equipamentos de rede consigam enviar esse número para os aparelhos que estão conectados à ela.

Quando questionada, a Samsung do Brasil mudou um pouco o discurso. A resposta oficial da empresa agora é a seguinte:

A Samsung do Brasil informa que por motivos comerciais o smartphone Nexus S não será lançado nesse momento no país como divulgado anteriormente.

Acho que seria um pouco mais fácil ter dito isso desde o começo, não? Quer dizer, em minha singela opinião.

Relacionados

Relacionados