Antes de tudo, encarar aquela baita fila. Minutos depois, já com a roupa impregnada do cheio de gordura, chega a sua vez de ser atendido. Sorrisos? Até parece. Normalmente, uma fala rápida, sem qualquer simpatia, apenas para anotar o pedido e te mandar para a outra fila (mais espera).

Não sei quanto a você, mas geralmente é assim que eu sou tratado quando vou ao McDonald’s na capital paulista. Para os europeus, muita coisa está para mudar: em vez das atendentes, a megacorporação quer colocar máquinas.

Fritas acompanham?

Essa espécie de autoatendimento ainda não foi detalhada pela direção do McDonald’s na Europa. Por ora, sabemos que a empresa pretende substituir os atendentes de caixa das 7 mil lojas espalhadas pelo velho continente por terminais touchscreen. Uma pequena mudança que vai impactar os últimos 30 a 40 anos de serviços em fast-food.

Com a mudança, as filas continuariam, mas sem a falta de simpatia das atendentes. No lugar delas, o cliente poderia tranquilamente escolher a sua refeição a partir de um menu touch (de preferência, que tenha fotos e preços dos produtos). Na hora de pagar, mais uma vez o autoatendimento impera: máquinas de cartão de crédito e débito serão usadas para que o cliente passe o seu cartão e autorize a compra. Simples assim.

Acredite se quiser, o McDonald’s está apenas começando. Além da substituição de caixas por autoatendimento, a empresa vai introduzir novos menus na Europa e estender o período em que a lojas ficam abertas (é curioso, mas na Europa esse tipo de serviço costuma fechar cedo demais, deixando os clientes sem opção durante a noite).

Especificamente em Londres, o novo sistema do McDonald’s é comparável com o de pagamento do transporte público. Ao passar o cartão da bandeira Visa, o valor será automaticamente registrado. Um prato cheio para os glutões que comem por impulso.

Cerca de 2 milhões de clientes são servidos na Europa diariamente. Esse enorme contingente de pessoas famintas por dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles num pão com gergelim em breve terão de enfrentar as máquinas na hora de pedir um simples prato.

Com informações: Financial Times.

Receba mais sobre Europa na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados