Ao menos, é o que promete a empresa que desenvolve o programa BlueStacks, um sistema que tornará possível rodar aplicativos do Android diretamente em computadores com Windows, e ao que tudo indica de forma nativa.

O programa, que ainda está em uma versão alpha, tornará possível que qualquer dono de um computador ou outros dispositivos com arquitetura x86 com Windows instalado possam baixar e executar programas do Android, de forma quase que transparente para o usuário.

Nas palavras de Rosen Sharma, CEO da BlueStacks (tradução livre):

Nossa visão é de um tipo de experiência completamente nova, que suporta o interesse do consumidor no Android e também permite que ele acesse alguns dos mais valiosos aplicativos, possibilitando que ele use seu dispositivo predileto para trabalho e diversão.

Coisas que só uma licença livre fazem por você…

Programado para ter uma versão final próximo do fim de ano, o BlueStacks funcionará em qualquer computador, notebook, netbook ou tablet rodando Windows com arquitetura x86, e funcionará normalmente tanto com dispositivos com suporte a touch, quanto através de outros dispositivos de entrada, como teclado e mouse.

E qual a vantagem de rodar apps do Android no Windows? Bom, se você já possui um celular com Android e gosta de um app em especial, você pode instalar uma cópia no seu Windows e usá-lo de lá. Aliás, dependendo do seu gosto, seria possível até mesmo possuir uma instalação do Windows sem qualquer programa nativo instalado, apenas as apps do Android. Desenvolvedores também podem se beneficiar com essa novidade, já que agora eles terão uma quantidade bem maior de usuários comprando seus aplicativos.

Como o programa ainda está em versão alpha, fica realmente difícil de dizer se ele será capaz de cumprir tudo o que promete, ainda mais sem perda de performance. Mas, se você gostou e quiser conhecer mais (ou até mesmo se quiser testar o programa), visite o site do BlueStacks.

Com informações: Android Central.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados