Twitquero: novo serviço brasileiro para promover sorteios no Twitter

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

Dois brasileiros são responsáveis por um novo serviço que permite realizar sorteios via Twitter. O Twitquero entra no ar com uma proposta diferente do seu principal concorrente, o Sorteie.me. Enquanto o último apenas disponibiliza uma forma de rastrear links para determinar o ganhador de um concurso ou promoção, o Twitquero quer ir além.

Criação de Adriano Caetano e Luis Quintas, o serviço levou seis meses para ficar pronto. De acordo com Adriano, essa demora toda foi para que detalhes como layout, concepção de funcionamento e até mesmo entrar na white list do Twitter fossem acertados. Com o Twitquero, empresas e blogs podem gerenciar seus sorteios de formas mais eficientes e completas.

Página de sorteio no Twitquero

Ao decidir participar de um sorteio, o usuário do Twitter precisa se autenticar — usando o OAuth, que é totalmente seguro — no serviço. A partir daí, o próprio Twitquero vai postar os tweets para aquela que pessoa, que não vai ter que preocupar em abrir o microblog, escrever qualquer coisa, incluir o link certo para depois rastrear o tweet, e por aí vai.

Como é muito comum que concursos e promoções no Twitter exijam que o usuário comece a seguir uma determinada conta, o próprio Twitquero começa a seguir a conta do responsável pelo sorteio.

“O sistema é simples e útil para empresas que desejam promover seus produtos ou aumentar sua visibilidade nas redes sociais”, comenta Adriano. Uma vez que a data do sorteio está definida, o Twitquero usa o Random.org para definir o vencedor da promoção.

O Twitquero me parece ser o serviço de sorteios mais completo já desenvolvido no Brasil. O mais bacana é que, ao criar um sorteio, a empresa ou blog ganha uma página específica, onde monitora a quantidade de participantes. Como os sorteios normalmente são para promover algo, o Twitquero permite inclusive adicionar links na página da promoção para que os internautas que não levaram o prêmio comprem o produto com algum desconto. Aí sim!

Entrevista: Co-criador do Twitquero

Eu conversei sobre o lançamento com Adriano Caetano, um dos criadores do Twitquero, além de sócio-diretor da Linux Mall e diretor da Nixus, uma firma que oferece soluções para lojas virtuais. Leia abaixo.

TB — O Twitquero é gratuito. Como ele vai se sustentar?

Adriano Caetano — O serviço não foi concebido inicialmente para gerar lucro, mas para ser uma ferramenta para auxiliar empresas de e-commerce a divulgarem seus produtos e adquirirem mais seguidores de uma forma “legal”.  Ele vai se integrar via API com as lojas virtuais da Nixus (ou qualquer outra que tenha interesse), que poderão criar sorteios na própria plataforma da Loja Virtual. Ele também tem o apoio da Hostnet.com.br, que fornece gratuitamente a hospedagem do site. Futuramente podem ser inserido algum plano plus com características mais avançadas para empresas que desejem ir além dos recursos oferecidas hoje.

Quais são as vantagens do Twitquero frente ao maior serviço do tipo no país, o Sorteie.me?

Serviço segue automaticamente o responsável pelo sorteio

O Sorteie.me é muito bom, inclusive já o utilizei bastante para sorteios da Linux Mall. Porém, como usuário do sistema, a opção apenas de “pedir retuites” para as pessoas é limitada para as empresas e os participantes.

Com o Twitquero a empresa pode criar uma página do produto ou serviço com banner promovendo o produto, com link para a página deste produto no site da empresa, e todo tipo de interação que este meio permite. Ninguém precisa dar RT nas mensagens ou ficar fazendo flood. Ao participar, o sistema já dispara automaticamente uma mensagem no Twitter do participante com link (esta é uma condição do sorteio), e também passa s seguir a conta do Twitter daquela empresa.

Por que o serviço é limitado a empresas e blogs?

Pessoas “normais” podem participar de sorteios, porém não podem cria-los. Temos uma preocupação grande para que as empresas que fizerem sorteios no Twitquero honrem com suas promessas enviando os prêmios para os ganhadores. Porém não temos nenhuma responsabilidade ou interferência neste processo. Queremos evitar que alguém (que não fazemos a mínima ideia de quem seja), com uma conta recém-criada, supostamente sorteie um iPad, por exemplo, só para ganhar seguidores através de uma conta e um sorteio fake.

Twitquero foi construído com que tecnologias e linguagens de programação?

Ele foi todo desenvolvido em PHP, com banco de dados MySQL. O servidor é Linux.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados