Google promove grandes mudanças no visual, a começar pela busca e pelo Calendar

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 5 meses

Muita gente reparou: ao acessar algum dos serviços do Google, lá está a barra superior (aquela que contém links para outros serviços, além de identificar o email do usuário e oferecer acesso às configurações) com uma coloração totalmente diferente. Ficou num tom mais próximo do preto, embora não seja totalmente preto, certo? Isso é apenas o começo de grandes mudanças na interface do Google.

A empresa explica que a experiência do usuário com a internet mudou nos últimos anos, e agora é a vez do Google modificar suas variadas interfaces para refletir o novo tipo de experiência que o usuário espera dos serviços baseados na web. Teremos mais tecnologia, graças principalmente ao HTML5, e foco, visto que o gigante da internet promete layouts que sejam mais fáceis de usar e intuitivos.

Página inicial: marca menor e botões com design diferenciado

Entre os primeiros sites do Google a passar pelas modificações está a página inicial do buscador. A marca ficou menor, os botões estão mais personalizados, por assim dizer — o “Estou com sorte” continua lá —, e os links de rodapé foram parar realmente no rodapé. Para completar, um botão totalmente novo e azul para realizar a busca.

Infelizmente a home do Google repaginada ainda não está disponível na versão local para o Brasil para todos os usuários (eu não consigo abrir), mas você pode testá-la acessando essa página. Assim você tem um gostinho do que terá em breve no seu querido mecanismo de busca.

O Google Agenda (também conhecido como Google Calendar) passou por mudanças e está em consonância com a nova identidade visual definida pelo pessoal de Mountain View.

Google Calendar: design diferenciado (imagem: The Next Web)

O Next Web nota que há um novo recurso de adição rápida de compromissos. Acesso às funções de imprimir e de atualizar a página se dá por meio de ícones, e não mais de links em texto. A listagem de calendários tornou-se opcional, o que economiza espaço na barra lateral à esquerda. E essas são apenas algumas implementações feitas no Agenda.

Pelo menos um serviço do Google com nova roupagem apareceu para os brasileiros. O Google Maps (ou Google Mapas, se assim preferir) recebeu a nova barra de busca, com o novíssimo botão azul. Como no Calendar, algumas funções deixaram de ser oferecidas por meio de links em texto e agora aparecem como botões — imprimir, enviar por e-mail e gerar link daquela localização, sendo mais exato.

Google Maps: botão azul de busca

Tenho a impressão de que o Google está simplificando seus layouts ao fazê-los menos parecidos com páginas da web e mais com aplicativos baseado na web. A troca de links em texto por ícones deixam isso bem claro. Se vai agradar os usuários, aí a questão é outra.

Atualização — 29.06.2011 às 21h09 | Adição de informações.

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados