Cumprindo seu dever de esclarecer os fatos, o boletim extraordinário do Tecnoblog informa: embora seja muito bonito e lustroso, o iPhone 4 não funciona nas redes com tecnologia 4G. O smartphone pode até ser o mais desejado entre os consumidores, mas está longe da vanguarda no que diz respeito à sua tecnologia de transmissão de dados.

Um estudo recente feito pelo site de compras e análise de produtos Retrevo revelou que 34% dos usuários que têm um iPhone acreditam que o aparelho usa a banda larga móvel de alta velocidade. Claro que esse pessoal todo está completamente enganado, visto que o iPhone ainda está longe de funcionar com a tecnologia LTE — ou qualquer outra enquadrada como de quarta geração, devo dizer.

Usuários que responderam já ter um aparelho 4G, divididos por plataforma (gráfico: Retrevo)

A pergunta feita para 1.081 donos de smartphones nos Estados Unidos foi a seguinte: “Você planeja comprar um celular 4G nesse ano?” Entre as opções, lá estava o “Já possuo um”. 34% dos donos de iPhone marcaram essa opção. Entre os donos de BlackBerry, 24% também optaram pela mesma resposta, ainda que os aparelhos BB também não estejam adaptados para o 4G.

O pessoal do Retrevo levanta a hipótese de o nome iPhone 4 dar a entender (erroneamente) que se trata de um smartphone para redes 4G. Não podemos culpar esses consumidores, visto que a segunda geração do smartphone, chamada de iPhone 3G, tinha esse nome justamente para indicar que não dependia somente do EDGE.

Lá nos Estados Unidos as operadoras de telefonia decidiram ampliar suas redes 4G só agora. As ofertas de aparelhos compatíveis com a banda larga móvel de alta velocidade ainda são bem poucas, e quase que exclusivas da plataforma Android.

Reza a lenda que a próxima geração do iPhone (iPhone 5? iPhone 4S?) vai funcionar nas redes 4G. Mas nós só teremos essa confirmação quando, mais uma vez, o CEO da Apple subir no palco provavelmente do Moscone West para mostrar as novidades da companhia para o mercado de telefonia. Enquanto isso, nada de pensar que o iPhone 4 tem esse nome por causa do 4G.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados