Nova camada informa a condição climática no Google Maps | Clique para ver maior

Aquele pessoal fissurado em previsão do tempo tem mais uma fonte de consulta para quando quiser saber se vai fazer chuva ou sol em determinado lugar: o Google Maps (ou Google Mapas, como é chamado pela subsidiária brasileira). Uma nova camada de informações foi adicionada ao serviço, permitindo que os usuários saibam as condições meteorológicas em tempo real das localizações que são apresentadas no mapa.

Para acionar o recurso é preciso clicar no botão de “Mapa“, que aparece no canto superior direito do mapa, e selecionar a exibição de “Clima” (por sinal, apresentada erroneamente, visto que “tempo” é a forma correta de designer as condições climáticas naquele mesmo instante).

Pequenos ícones são utilizados para informar se há sol, ou se faz chuva, ou se o dia se apresenta com nuvens. Ao lado, o Google ainda apresenta a temperatura naquela região. Fica a critério do usuário ter essa informação exibida em graus Celsius ou graus Fahrenheit (consegui escrever sem consultar no buscador, ok?).

De acordo com comunicado do Google, as informações de tempo são fornecidas pelo Weather.com, site pertencente ao tradicional canal de meteorologia The Weather Channel. Para a camada com posição das nuvens o Google utiliza dados do Laboratório de Pesquisa Naval dos Estados Unidos. Duas fontes que costumam ser confiáveis.

Previsão do tempo para 4 dias

A exibição de informações de meteorologia não se encerram no mapa com as temperaturas atuais. Ao clicar no ícone que demonstra a situação no momento, o Google Maps carrega um balão com detalhes do tempo para a região. Além da condição atual, também tem a previsão do tempo para os próximos 4 dias, bem como as temperaturas mínima e máxima.

O Google Maps ainda informa a umidade relativa do ar e a velocidade e direção do vento.

Na próxima vez que você estiver planejando sua ida para a maravilhosa cidade do Rio de Janeiro, não esqueça de consultar o Maps. Ou corre o risco de passar o dia inteiro dentro do quarto de hotel vendo a chuva cair.

Assista abaixo o vídeo de apresentação do novo recurso (em inglês).


(Vídeo do YouTube)

O Google Earth, aplicativo do Google disponível para Windows, OS X da Apple e Linux oferece informações em tempo real de meteorologia faz tempo. A dúvida que eu tenho é: por que levou tanto tempo para fazerem o mesmo com o Maps?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados