Maior unidade de armazenamento do mundo terá 120 Petabytes de espaço

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 2 semanas

Um novo recorde de armazenamento digital está para ser quebrado pelo braço de pesquisa da IBM na California. Eles serão os responsáveis por criar uma unidade de armazenamento, um ‘drive’ por assim dizer, que será capaz de guardar 120 Petabytes de dados. Ou 120 quadrilhões de bytes, se ficar mais fácil de imaginar tal número. Mais fácil ainda? Ok, imagine 120 seguido de 15 zeros.

Essa façanha vai requerer cerca de 200 mil HDs conectados simultaneamente e que vão precisar de um sistema próprio de resfriamento da IBM para não derreterem em uma sopa de bits. Bruce Hillsberg, líder do projeto, diz que agora um sistema de armazenamento desse tamanho é considerado monstruoso, mas que em alguns anos esse tipo de sistema “vai ser o padrão para computação nas nuvens”. Atualmente o maior desses sistemas já criado contém meros 15 Petabytes de dados.

É um desses multiplicado por 200 mil.

Tecnologia própria, aliás, é algo que está em abundância nessa unidade. A IBM vai usar também o seu chamado General Parallel File System que consegue criar e armazenar mais de 30 mil arquivos por segundo nos 200 mil HDs. Isso faz com que a velocidade de escrita ou leitura em todo o sistema chegue na casa dos Terabytes por segundo. E por causa do tamanho, cerca de 2 PBs serão usados apenas para armazenar os nomes dos arquivos e os locais onde estão gravados.

Quer saber como ele funciona? É, eu também gostaria. Mas infelizmente a IBM Almaden, parte da empresa responsável pelo projeto, não pode revelar o nome do cliente que pediu tamanho mostro de armazenamento. E para colocar em perspectiva o quanto esse generoso sistema vai custar, tenha em mente que o maior HD disponível para usuários comuns hoje em dia é de 8 TBs e custa por volta de US$ 1 mil.

Com informações: ExtremeTech.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados