Quando a gente olha para um computador da Apple pela primeira vez, o que nos salta aos olhos é a interface incrível. O OS X é visualmente muito agradável — tanto que a maioria das pessoas que coloca as mãos em um Mac não pretende mais voltar para o Windows —, e isso não acontece por acaso.

Steve Jobs, um dos pais do produto, é famoso pela atenção que sempre deu aos mínimos detalhes daquilo que a Apple colocou nas prateleiras. Em um notável discurso na Universidade Stanford, uma das melhores do mundo, Steve comentou que o Mac OS (agora publicamente chamado de OS X) não seria tudo isso se, em sua juventude, ele não tivesse frequentado aulas de uma disciplina curiosa: caligrafia.

Os pais de Steve prometeram pagar sua faculdade, e assim o fizeram (ou quase isso). Ele entrou para o Reed College em 1972. Pouco tempo depois, largou a faculdade em si, mas continuou frequentando como ouvinte algumas das aulas que ele considerava interessantes.

Lion: tudo começou com as aulas de caligrafia de Jobs

As aulas de caligrafia de Steve Jobs mudaram o mundo da informática. O iCEO aprendeu sobre tipografia com e sem serifa, sobre espaçamento e coisas afins. O assunto parecia desimportante naquela época. Entretanto, nos anos seguintes, a caligrafia mostrou-se importantíssima conforme Jobs montava a Apple junto com seu amigo Steve Wozniak.

Jobs contou que sem o sistema operacional da Apple ninguém teria uma tipografia bonita, com vários tamanhos e fontes com espaço proporcional. “E já que o Windows apenas copiou o Mac, provavelmente nenhuma pessoa as teria”.

Assista abaixo ao famoso discurso com legendas em português (a legendagem não é a melhor do mundo, mas está valendo).

https://www.youtube.com/watch?v=JdmJEwO5qiE
(Vídeo do YouTube)

No pronunciamento, Steve Jobs afirmou que não dá para saber o que está por vir. “É impossível ligar os pontos olhando para frente”. Em vez disso, o iCEO aconselha que nós façamos aquilo que o nosso coração manda, porque no futuro seremos capazes de ligar os pontos e entender por que isso ou aquilo aconteceu dessa ou daquela forma. Bela lição, Steve.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados