O Ice Cream Sandwich tem o desafio de ser uma plataforma móvel amável. O termo foi usado por um funcionário do Google durante a apresentação do novo sistema, na madrugada de quarta-feira. Conforme eu comentei anteriormente, existia a pretensão de deixar o Android mais parecido com uma revista — falharam miseravelmente — a partir do emprego de muitas imagens e pouco texto em destaque. Para o texto, uma nova fonte: Roboto.

No Honeycomb o Google adotou a fonte Droid, que inclusive está presente em uma das opções de visual gráfico do Gmail. Para o Android 4 ICS temos a Roboto. Mais agradável, mais gostosa de ler, mais bonita. Isso na visão da companhia, claro.

Roboto no Ice Cream Sandwich

Aí em cima você vê a Roboto em tamanho real, numa imagem fornecida pelo Google. A fonte está presente em todas as partes do Ice Cream Sandwich. Portanto, gostando ou não dela, é hora de se acostumar caso você esteja pensando em comprar um Galaxy Nexus ou outro smartphone da futura safra, devidamente rodando o Android versão 4.

Para o pessoal que curte colecionar fontes no computador eu tenho uma boa notícia: a Roboto pode ser distribuída livremente. A comunidade do MyDroidWorld baixou o SDK do Ice Cream Sandwich para, em seguida, recuperar somente a família de fontes Roboto. O arquivo ZIP está aqui.

Cópia ou original? A Roboto já se vê numa controvérsia. Especialistas em tipografia afirmam que a fonte na verdade se inspira na Helvetica, tão utilizada pela Apple (embora não tenha sido criada pela empresa; longe disso) em seus produtos. Stephen Colen, do Typographica, vai além ao dizer que a fonte é na verdade um Frankenstein.

Comparativo da Roboto com outras fontes famosas

Roboto seria uma mistura de Helvetica, Myriad, Univers, DIN e Ronnia. Na parte superior do gráficos temos a nova fonte do Android reproduzida, enquanto abaixo estão os caracteres originais das fontes nas quais, segundo Colen, a equipe de designers do Google se inspirou.

Receba mais sobre Roboto na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados