Nook Tablet, o portátil Android de 250 dólares da B&N

Aparelho concorre com o Kindle Fire da Amazon nos Estados Unidos

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Mais nova entrante no mercado de tablets, a rede de livrarias Barnes & Noble mostrou hoje nos Estados Unidos aquilo que eles chamam de Nook Tablet (será que não tinha um nome menos óbvio?). Para concorrer com o Kindle Fire da Amazon, o aparelho chega já com um preço interessante: US$ 249.

Por esses duzentos e cinquenta dólares o consumidor leva para casa um aparelhinho com processador dual-core de 1 GHz e 1 GB de memória RAM. Essas são as únicas especificações que a B&N confirma publicamente, mas nós sabemos que a CPU tem origem na Texas Instruments — a mesma que fornece os processadores do Kindle Fire.

Nook Tablet

A rede de livrarias afirma que o Nook Tablet é um produto para mídia. O visor tem 7 polegadas e baseia-se na tecnologia VividView, que — de acordo com a fabricante — garante cores mais vibrantes e uma experiência de leitura mais agradável. Afinal, ainda estamos falando de um produto feito pela Barnes & Noble.

Eles prometem 11 horas e meia de duração da bateria para leitura de texto. Caso o usuário prefira assistir vídeos, o tempo de duração cai para 9 horas. O suficiente para assistir 5 filmes, de acordo com a B&N.

Processador dual-core de 1 GHz

O Nook Tablet roda uma versão personalizada do Google Android, sistema livre que permite esse tipo de instalação. Ainda em termos de software, a B&N desenvolveu uma série de apps para vender conteúdo, além de oferecer suporte ao Hulu Plus e ao Netflix nativamente. Para completar, como todo bom Android, o Nook Tablet reproduz conteúdo em Flash.

Para quem gosta de música tem apps de Grooveshark, MOG e Rhapsody também nativos. São serviços pagos, mas os compradores do produtos têm direito a 14 dias para testar gratuitamente antes de decidir qual rádio online é o de sua preferência.

Os pontos fracos do Nook Tablet são os mesmos do Kindle Fire: nada de 3G, nada de Bluetooth e nada de câmeras. Pelo contrário, a ausência dos atributos possivelmente é o que permite vender um tablet por US$ 249. São 16 GB de memória interna, com slot para cartão de memória microSD.

Lá nos Estados Unidos o Nook Tablet chega às lojas em 17 de novembro. Aqui no Brasil… Deixa pra lá.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados