Foto espetacular da Terra divulgada pela NASA

Arquivo com 8.000x8.000 pixels disponível para download.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Tens algum babador aí perto? Pergunto isso porque você vai precisar de um desses depois de ver a imagem logo abaixo desse parágrafo. O satélite Suomi NPP está em órbita para observar este belo planeta em que vivemos e fez o favor de, em 4 de janeiro, captar a imagem do mundo sem que nenhuma parte ficasse no escuro. Espetacular.

Imagem gerada por satélite da NASA

Pena que quase não dá para ver o nosso querido Brasil. Sendo um satélite da agência espacial estadunidense, é natural que eles deem mais destaque para o próprio país, como você pode ver na imagem. A posição do satélite no momento em que a imagem foi gerada lembra bastante o daquele famoso papel de parede presentes nos computadores Mac. A mesma imagem da Terra aparece extensivamente no documentário Uma Verdade Inconveniente do ex-vice-presidente americano Al Gore.

Quem curtiu de verdade a imagem pode adotá-la como papel de parede também. A NASA disponibiliza uma versão dela com dimensões de 8.000×8.000 pixels (JPEG com 16,4 MB). Tudo bem que nenhum monitor disponível atualmente comporta uma imagem desse tamanho nativamente, mas ainda dá para recortar em algum trecho mais interessante ou pedir que o sistema operacional a reduza para caber na sua tela.

O Suomi NPP está no espaço especialmente para fazer esse tipo de imagem. Podemos esperar mais papeis de parede com fotos incríveis de nosso planeta azul muito em breve.

Receba mais sobre Terra na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados