Se você achava que o Unity era o máximo que a Canonical conseguiria fazer para simplificar o uso do Linux, é bom pensar melhor: conheça o HUD, novo sistema de menus do Ubuntu que funciona todo através do teclado, sem precisar do mouse.

O HUD (Head-Up Display) foi apresentado pelo próprio Mark Shuttleworth em seu blog, e provavelmente trata-se de uma das maiores revoluções na área de interfaces para usuários. Desde que mundo é mundo, interfaces gráficas e seus programas sempre tiveram algum tipo de menu, por onde o usuário precisava navegar em meio às diversas opções para selecionar a função que ele desejava.

Com o HUD, a coisa é diferente: o menu é apenas um campo de busca, onde você digita o que quer fazer e ele te retorna as opções disponíveis.

Menus de aplicativos: desde 1984 sem mudar muita coisa

Parece complicado, mas o conceito em si é bem interessante. Esqueçam os menus de aplicativos. Porque eu preciso clicar em dezenas de opções até chegar na que eu quero, sendo que muitas vezes já sei onde ela está? Não seria mais fácil digitar qual a minha ação desejada, como “Tocar música X”? É mais ou menos isso o que o HUD se propõe a fazer.

E, o que é melhor: o HUD tem a capacidade de aprender quais são os comandos mais usados por você, e eles já são sugeridos conforme você digita o que quer fazer. Além disso, o sistema ainda exibe opções caso você digite algo que não esteja no menu original do programa (por exemplo, se você digitar “Gravar” ao invés de “Salvar”). O vídeo abaixo mostra algumas das possibilidade do HUD:

(Vídeo do YouTube)

Além disso, Mark também confirmou que o HUD já estará disponível a partir do Ubuntu 12.04, o próximo lançamento da empresa, como a opção padrão de menus (mas o usuário poderá voltar para o formato antigo, se quiser).

Se você  quiser já quiser testar o nome sistema de menus, é só executar os comandos abaixo no Ubuntu 12.04 (que, imagino eu, você possui instalado em uma máquina de testes ou ambiente virtual):

sudo add-apt-repository ppa:unity-team/hud && sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade

A princípio o HUD pode parecer estranho, mas usuários que já usam atalhos do teclado para diversas funções não terão muitas dificuldades de adaptação. Além disso, comandos pelo teclado em tese diminuiriam o tempo que o usuário mantém as mãos longe do teclado, e com isso teria a sua produtividade aumentada. Como última vantagem, não é difícil imaginar o HUD sendo usado em interfaces como tablets, TVs e outros equipamentos, seguindo o caminho que a Canonical planeja para o Ubuntu. Como sempre, só nos resta esperar para ver.

Com Informações: H Online

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Relacionados