Um membro do fórum XDA Developers, conhecido como mnomaanw, desenvolveu uma maneira de fazer com que seu smartphone HTC Evo 3D, que chega de fábrica rodando o Android 2.3 Gingerbread, também seja compatível com os Windows 95, 98, XP e distribuições do Linux.

O verdadeiro

De acordo com um post na comunidade de desenvolvedores, o método criado pelo sujeito é “relativamente simples e pode ser realizado rapidamente”, mas desde que você seja um especialista e saiba exatamente o que está fazendo. Para tanto, basta baixar alguns programas criados pelo rapaz, modificar alguns arquivos do telefone e então rodar um APK (pacote de instalação de aplicativos do Android) que emula o ambiente x86 no telefone.

Bom lembrar que, até hoje desktops e laptops utilizam processadores com arquitetura x86 (padrão da indústria criado pela Intel no final dos anos 70). Já celulares, smartphones e a maioria dos tablets utilizam processadores ARM, que comparativamente entregam menos desempenho, mas precisam de menores quantidades de eletricidade, não geram ruídos de operação e dispensarem ventoinhas de refrigeração.

A Microsoft já anunciou que o futuro Windows 8 será o primeira versão do programa compatível tanto com x86 quanto ARM, e trabalha arduamente para fazer o software rodar de maneira decente na nova plataforma.

Equipado com um processador de dois núcleos rodando a 1.2 GHz, 1GB de RAM e até 32 GB de armazenamento, as capacidades técnicas do telefone superam, de longe, os requisitos mínimos exigidos pelos Sistemas Operacionais à época de sua chegada às lojas. Segundo o autor, o telefone é capaz de rodar os sistemas “relativamente bem” e com poucos engasgos, mas não oferece funcionalidades como acesso às funções de telefone, câmera ou WiFi.

Os interessados em realizar o experimento podem conferir os passos aqui. Mas fica o alerta: faça por sua conta e risco. Se você não é um especialista na área, melhor não se arriscar.

Àqueles que se perguntam o motivo de alguém querer rodar Windows ou Linux em um smartphone, a resposta é simples: porque eles podem.

Com informações Engadget

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados