Como cancelar uma compra na Americanas, Submarino ou Shoptime

Comprador tem sete dias para fazer a devolução de um produto e solicitar estorno. Veja como cancelar uma compra na Americanas

Gabrielle Lancellotti
Por
• Atualizado há 7 meses
Como cancelar uma compra na Americanas, Submarino e Shoptime (Imagem: Karolina Grabowska/Pexels)
Como cancelar uma compra na Americanas (Imagem: Karolina Grabowska/Pexels)

O processo para cancelar uma compra na Americanas, Submarino ou Shoptime é similar. Pertencentes à B2W, as marcas compartilham os mesmos termos e condições de compra e venda de produtos. Ao desistir de um item comprado, veja como fazer o cancelamento e saiba os prazos de acordo com cada caso.  

Primeiramente, se o pagamento da compra foi aprovado, mas você desistiu do produto antes da emissão da nota fiscal, é possível entrar em contato com a central de atendimento para concluir o cancelamento. 

Caso o item já esteja em mãos, a devolução deve ser feita dentro do prazo de sete dias, a partir da data de entrega. Para fazer isso, o cliente deve acessar a sua conta na plataforma em que a compra foi realizada e concluir a ação na opção “cancelar pedido” ou em “trocar ou devolver”.

Vale destacar que o prazo de sete dias abrange os produtos de todas as categorias, com exceção das peças da seção de moda, cujo prazo é de 30 dias corridos para solicitar a devolução.

Tempo necessário: 5 minutos

O tutorial abaixo foi feito no site Americanas.com, porém a interface é semelhante nas páginas do Submarino e da Shoptime. Siga os passos:  

  1. Faça login na sua conta e selecione a seção “pedidos”:

    Com o e-mail e a senha, faça login na conta e, em “pedidos”, selecione o produto que você deseja devolver;
    Devolução de produtos (Imagem: Reprodução/Americanas)

  2. Selecione a opção “trocar ou devolver”:

    Logo abaixo da seção que mostra o status da sua compra, clique em “trocar ou devolver” e, em seguida, escolha a alternativa desejada. Clique em “solicitar devolução” e preencha os detalhes necessários. 
    Selecione "devolver" no site da Americanas (Imagem: Reprodução/Americanas)

Devolução do item e restituição do valor da compra

Segundo a Americanas, a devolução pode ser feita de duas formas: pelos correios ou por coleta no local de entrega. Para devolver o item pelos correios, o produto deve estar na embalagem original, pesar menos de 15Kg e dimensões específicas (105 cm de altura, 105 cm de largura e 105 cm de comprimento) não devem ser ultrapassadas.

Ao comunicar a devolução, o código de postagem — que deve ser apresentado na agência do correio — será enviado por e-mail pelo operador que responder a sua solicitação.

Além de devolver o item à embalagem original, todos os acessórios que o acompanham devem constar no pacote. Em adição, a segunda via do documento auxiliar de nota fiscal eletrônica (DANFE), recebida no ato da entrega, também deve ser enviada. No verso do DANFE, escreva o motivo da devolução.

Se você optar pela coleta — que acontece de segunda à sexta, das 8h às 21h —, as mesmas instruções sobre o pacote devem ser seguidas. Vale ressaltar que é imprescindível que o transportador entregue para você um protocolo que comprove a coleta do item. 

A restituição do valor do produto será feita após a checagem do cumprimento dos requisitos citados e respeitando a forma de pagamento, selecionada no momento da compra. No caso de compras feitas por meio de boleto bancário, a devolução será feita em até 10 dias úteis, na conta corrente do comprador. Se o pagamento foi feito por meio de cartão de crédito, o estorno será efetuado na fatura seguinte ou posterior.

Com informações de: Americanas e Submarino

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Americanas na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gabrielle Lancellotti

Gabrielle Lancellotti

Ex-redatora

Gabrielle Lancellotti é jornalista formada pela UFRJ. Foi redatora no Tecnoblog escrevendo artigos e tutoriais sobre aplicativos, redes sociais e softwares entre 2020 e 2022. Teve seu primeiro contato com SEO em 2016, e hoje atua como analista na área. Quando não está cercada por múltiplas telas e pilhas de livros e cadernos, gosta de inventar receitas na cozinha e fazer bolos decorados.

Canal Exclusivo

Relacionados