C&A adota botão Like do Facebook nos cabides de roupas

Clientes votam nas roupas preferidas da coleção de Dia das Mães.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

Quem diria que uma empresa de moda poderia causar tanto rebuliço nas redes sociais? A C&A, famosa pelas roupas que vende em mais de duzentas lojas no país, resolveu colocar o Facebook em suas prateleiras. Eles adotaram, numa ação inédita, contadores de “likes” dados por meio da rede social a cabides posicionados estrategicamente na loja-conceito mantida em um shopping de São Paulo.

Funciona da seguinte maneira: o usuário entra na página da C&A brasileira no Facebook e procura pela aba “Fashion Like”. Ali aparecem peças de roupa que, desde 14/4, podem ser curtidas diretamente no site. A partir do próximo sábado (21/4) essas mesmas curtidas vão aparecer nos cabides da loja física localizada no shopping Iguatemi, na capital paulista.

A ideia lembra bastante aquele conceito de “internet das coisas”, que prevê o uso de objetos do dia a dia — não necessariamente tecnológicos — conectados à rede. Todos os usuários do Facebook poderão mostrar para quem está na loja quais são as peças de roupa mais curtidas, disse a C&A em nota.

De acordo com a C&A, a arara especial com a coleção para o Dia das Mães possui um PC conectado à internet . Controles de arduíno ligados a essa máquina refletem a votação em tempo real no Facebook da empresa. Sim, o contador será atualizado imediatamente assim que o usuário aperta o botão “curtir” na rede social.

A C&A divulgou um vídeo promovendo a ação especial. Assista abaixo.


(Vídeo do YouTube)

A ação foi criada pela agência de propaganda DM9DDB, que afirma ter se inspirado naquela tradicional situação em que uma amiga pede opinião de outra na hora de comprar uma peça de roupa. Só que, na loja da varejista de moda, será a opinião de todo mundo que decidir usar o Facebook da C&A.

Pelo que pude ver a votação ainda está bem modesta. O gira-clique que mais rodou até agora registra somente 124 votos (ou “Likes”), bem pouco para algo produzido por uma empresa do tamanho da C&A.

Por enquanto a ação se restringe a dez peças de roupa. Será que em breve veremos isso em mais lojas com mais itens? E o mais importante: será que um botão “detestei” não vai fazer falta?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados