Início / Notícias / Computador /

Empresa lança SSD com botão de autodestruição

Rafael Silva

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Você já viu essa cena clichê em vários filmes e séries: um hacker recebe a polícia na porta e começa a destruir seus eletrônicos para impedir as autoridades encontrem rastros do possível crime que ele estava cometendo. Uma empresa chinesa planeja tornar mais fácil a vida desse tipo de hacker. Chamada RunCore, a fabricante anunciou hoje um drive SSD que se autodestrói, literalmente, ao mero toque de um botão.

O drive, que leva o nome InVincible por ser capaz de resistir a temperaturas entre -45º e 90º Celsius, tem dois botões: um verde e um vermelho. Ao apertar o botão verde, ele faz uma formatação lógica, apagando qualquer dado no disco. O botão vermelho faz algo mais drástico: frita toda a memória Flash com eletricidade, inutilizando o disco por completo.

Assista a demonstração de como ele funciona no vídeo abaixo. A melhor parte, em que a moça até se afasta do drive para apertar o botão vermelho, começa em 2:27.


(Vídeo no YouTube)

A ideia aqui é realmente usar o botão como último recurso. Se você precisar mesmo apagar os dados no SSD, é possível com um botão. Mas se estiver numa emergência e não quer que os dados nesse SSD caiam em mãos erradas, o botão vermelho é uma boa saída. Nas suas demais especificações, o InVincible também tem velocidades de leitura e escrita, respectivamente, de 240 Mb/s e 140 Mb/s e usa a interface SATA II.

Já que citei essa cena clichê de hackers correndo desesperados, algo bem comum nos filmes, acho pertinente citar uma outra que é potencialmente mais engraçada em termos do nível de absurdo. É uma cena de um dos episódios da série NCIS, em que dois agentes tentam se desviar um ataque hacker… usando o mesmo teclado.


(Vídeo no YouTube)

Yep. Digitar algo coerente a quatro mãos no teclado é algo, quem diria, possível. Ao menos na ficção.

Com informações: Engadget.