LG anuncia tela de 5 polegadas com resolução 1080p

Paulo Higa
Por

Pode esperar por celulares ainda maiores (e pesados) nos próximos meses: a LG anunciou hoje uma tela de 5 polegadas com resolução de 1920×1080, capaz de exibir o mesmo número de pixels que a TV gigante da sua sala de estar. De acordo com a fabricante sul-coreana, o novo painel será fabricado especificamente para smartphones e possui a maior definição de imagem vista até hoje.

Com mais de 2 milhões de pixels num visor de apenas 5 polegadas na diagonal, a tela possui uma definição de 440 pixels por polegada, bem mais do que a Retina Display de 3,5 polegadas do iPhone 4S (326 ppi). A LG afirma que o painel é baseado na tecnologia AH-IPS, também conhecida como True HD nos smartphones de topo da empresa, numa clara alfinetada ao PenTile utilizado pela Samsung, que não utiliza a matriz padrão RGB e gerou algumas críticas.

Telinha e telão: mesma resolução.

A LG espera provocar um “avanço significativo nas plataformas de cloud computing”, tomando como base o crescimento das redes 4G LTE (sim, isso é verdade fora do Brasil), que permitirá downloads mais rápidos e, consequentemente, um maior consumo de conteúdo em full HD. Eles juram que a tecnologia AH-IPS foi desenvolvida pensando em baixo consumo de energia, mas sabemos que a necessidade do aumento das baterias será inevitável – a Apple quase dobrou a capacidade da bateria do novo iPad para dar conta do telão de 2048×1536 pixels.

A tela deverá ser lançada na segunda metade do ano e estará disponível para demonstração no evento SID 2012 Display Week, que ocorre em Boston na semana do dia 4 de junho.

Assim como a polêmica questão dos processadores quad-core e dos 2 GB de RAM nos smartphones, fica a dúvida: será que uma resolução de 1920×1080 numa tela tão pequena faz alguma diferença para o usuário final ou só serve para detonar a bateria mais rapidamente? Eu aposto na segunda opção, e você?

Com informações: Engadget.

Relacionados

Relacionados