A indústria de filmes vive trollando os usuários. Quando tínhamos monitores 4:3, eles lançavam filmes widescreen. Quando passamos a comprar telas 16:9, eles resolveram produzir filmes em ultra-widescreen. Para resolver um dos problemas da humanidade e remover as incômodas barras pretas nas bordas dos vídeos, a Toshiba anunciou hoje um ultrabook com tela 21:9 de 14 polegadas e resolução bem incomum: 1792×768 pixels.

Com uma tela tão larga, dá para ver que o ultrabook foi pensado para entretenimento. O Toshiba Satellite U840W possui processador da família Intel Ivy Bridge, alto-falantes Harman Kardon e portas sleep-and-charge (mantém uma porta USB energizada para carregar gadgets) e sleep-and-music (permite conectar um MP3 player ao alto-falante do ultrabook). Deve ser um ótimo portátil para assistir filmes, pena que ele não vem com um drive de Blu-ray.

Toshiba U840W e sua tela larga.

O Satellite U840W cumpre os principais requisitos dos ultrabooks da Intel: é fino, leve e com duração de bateria acima da média do mercado. A Toshiba informou que o modelo possui uma espessura de 2 centímetros e pesa menos de 1,8 kg, tornando o modelo bastante portátil – mas talvez você precise de uma mochila ou bolsa especial para carregá-lo. A bateria “dura o dia todo”, mas eles não divulgaram o número exato de horas que o ultrabook aguenta longe da tomada.

O U840W também chega com três portas USB 3.0, conexão Ethernet, saída de vídeo HDMI, teclado retroiluminado e acabamento metálico. A tecnologia Intel WiDi, também presente, permitirá que você conecte o ultrabook a um monitor ou TV sem o uso de cabos. O único problema é encontrar um monitor que suporte WiDi; sendo bem sincero, eu só vi uma vez (e foi num evento da LG).

Larga mesmo.

O modelo básico custará a partir de US$ 999 nos EUA e chegará ao mercado a partir do dia 15 de julho. É possível adquirí-lo com um disco rígido híbrido de 500 GB com SSD de 32 GB para cache dos arquivos mais acessados, mas o modelo topo de linha vem com SSD de 256 GB.

A tela ultra larga pode não ser tão agradável na navegação de páginas da internet, já que grande parte dos sites possui navegação vertical e não aproveita os espaços laterais. Mesmo assim, o Satellite U840W deve ser útil especialmente para quem pretende migrar para o Windows 8 – a rolagem da tela Iniciar é horizontal, e os aplicativos Metro poderão ser colocados lado a lado sem se preocupar com espaço.

Com informações: Engadget.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados