Vulnerabilidade existente há cinco anos afeta todos os iPhones

SMS pode ser enviado acidentalmente para um número malicioso.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Seu iPhone está com uma falha de segurança que pode ser considerada grave. Descoberta pelo hacker e pesquisador pod2g, a vulnerabilidade pode facilitar o roubo de informações pessoais através de mensagens de texto. Um SMS recebido pelo iPhone pode ter seu cabeçalho alterado, fazendo com que você responda a mensagem para um número malicioso.

A falha de segurança completou cinco anos de vida e, segundo o hacker, existe desde as primeiras implementações do SMS no iOS. Quem ainda tem o primeiro iPhone, anunciado em janeiro de 2007, está vulnerável. E quem está utilizando um iPhone com o último beta do iOS 6 também pode ser escolhido como alvo.

Não, você não vai ficar milionário respondendo a um SMS

Um SMS é formado por alguns bytes de informação que são trocados entre dois celulares por meio de uma operadora de telefonia móvel. A mensagem de texto digitada pelo usuário é transportada pelo PDU (Protocol Data Unit) e possui um cabeçalho opcional chamado de UDH (User Data Header). É nesse cabeçalho que está o grande problema.

O UDH contém informações como o número do remetente e o número de resposta do SMS. Como as operadoras não checam o número de resposta e o iOS não exibe essa informação, o número pode ser alterado livremente sem que o usuário perceba. Se alguém explorar bem essa falha, o iPhone exibirá uma mensagem “enviada” por alguém conhecido e a sua resposta será enviada para outra pessoa.

Essa falha permite que usuários maliciosos finjam ser funcionários do seu banco e capturem informações pessoais e, se alguém não gostar de você, pode enviar um SMS com cabeçalho modificado para usá-lo como evidência de um crime, entre outras maldades humanas.

Não confie em ninguém e nunca passe informações sensíveis por SMS (e lembre-se que um banco ou a Receita Federal nunca entrarão em contato pedindo dados pessoais). Os cuidados são válidos mesmo para quem não tem um iPhone, porque a falha pode estar presente em qualquer aparelho que suporte os recursos do UDH.

Com informações: The Verge.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados