Samsung coloca menu Iniciar no Windows 8

Paulo Higa
Por

A maior novidade do Windows 8 é a remoção do menu Iniciar. Ele foi substituído pela nova tela Iniciar, que exibe informações por meio de blocos dinâmicos e permite executar os aplicativos do sistema. Mas a Samsung não parece ter gostado muito da ideia: nos PCs apresentados hoje de manhã, a empresa revelou sua instalação personalizada do Windows 8, que inclui um widget com o menu clássico do Windows.

A Microsoft bloqueou os aplicativos que tentavam voltar com o menu Iniciar. Até a versão Consumer Preview do Windows 8, era possível colocar o menu clássico com uma simples alteração no registro do sistema. Pouco depois, foi anunciado que esse truque não funcionaria mais: só seria possível acessar o Iniciar se alguém desenvolvesse um menu novo, com código feito do zero.

Não fica no canto inferior esquerdo da tela, mas é um Menu Iniciar

Nos PCs all-in-one da Samsung, há um widget que funciona como o menu Iniciar. Esse widget faz parte do S Launcher, uma espécie de dock parecida com a utilizada no OS X. Além de exibir uma lista dos programas instalados, é possível fazer pesquisas e acessar pastas antigas, como o diretório de Documentos e Imagens. Há também um link para o painel de controle e um botão para desligar o Windows 8.

O menu da Samsung possui algumas funções interessantes, como o painel de configurações, que possibilita a alteração de diversos comportamentos do sistema, como o gerenciamento de energia, a resolução de tela, o nível de som e as contas de usuário. A dock da Samsung é personalizável: dá para arrastar ícones de aplicativos para obter acesso fácil a eles. O que é estranho, já que a barra de tarefas do Windows possui exatamente essa função.

Painel de configurações acessível pelo menu da Samsung

Se você não pretende comprar um computador da Samsung nos próximos meses e não consegue se acostumar com a tela Iniciar, uma solução é instalar o aplicativo Classic Shell, que tem até um tema do Windows XP para os mais conservadores. Mas eu me adaptei ao Windows 8 em poucos dias, então recomendo testar a tela Iniciar — que nada mais é do que um menu Iniciar mais completo.

Com informações: Mashable.

Relacionados

Relacionados