Hoje, pela primeira vez na história do Google, a empresa abriu as portas da sua infraestrutura de datacenters para o Street View e mostrou um pouco do que acontece lá dentro. Em um projeto especial chamado “Onde mora a internet” foram publicadas imagens detalhadas de alguns dos seus servidores espalhados nos Estados Unidos e Europa. O vídeo abaixo mostra um tour do datacenter localizado na cidade de Lenoir, na Carolina do Norte.


(Vídeo no YouTube)

O vídeo cita que, para manter os dados seguros, o Google armazena todos os dados em pelo menos dois servidores. E uma cópia de backup daqueles dados que são mais importantes é armazenada em servidores de fita, onde braços mecânicos são responsáveis por mover as fitas de um lado para o outro numa espécie de balé bem oldschool. Quem quiser visitar por conta própria, ao menos virtualmente, pode abrir esse link do Google Maps e fazer o tour no Street View.

na galeria de imagens do site, com fotos de autoria de Connie Zhou, foram publicadas informações de outros sete servidores dentro dos EUA e dois na Europa, um na Bégica e outro na Finlândia. A galeria também descreve (pelo menos um pouco) a tecnologia de resfriamento usada nos datacenters e algumas da pessoas que trabalham lá. Essa aí acima é Denise Harwood, procurando os motivos que levaram um processador a superaquecer.

Como um geek, é empolgante ver (ou pelo menos dar uma espiada) por dentro dos servidores de uma das maiores empresas de web atualmente. E isso é só o começo: o Google disse que vai publicar mais imagens e detalhes dos seus servidores nas próximas semanas nesse blog especial.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados