Originalmente anunciado para o final de outubro, foi apenas hoje a Apple disponibilizou a mais nova versão do seu principal player e loja de conteúdo digital: o iTunes 11. O novo programa vem com diversas novidades, muitas delas ligadas ao iCloud, mas também tem uma interface redesenhada para a biblioteca de músicas e a loja. Será que de quebra também soluciona o grande problema de sobrecarregamento no Windows?

O download pode ser feito pela página do iTunes ou pelo Apple software Update, programa que atualiza todas as quinquilharias da empresa da maçã e de quebra ainda sugere a instalação do Safari. Para Windows, o programa tem cerca de 77 MB. No OS X esse tamanho é um pouco mais gordo: são 191 MB no total.

Além da interface modificada, o iTunes 11 também vai sincronizar pelo iCloud pontos de visualização de filmes e programas de TV. Dessa forma, ao parar um vídeo em um dispositivo iOS, o usuário pode retomá-lo do mesmo ponto quando for assistir o vídeo no computador ou em outros dispositivos iOS.

Tela inicial do iTunes 11: chegou | Clique para ampliar

O programa também ganhou um novo MiniPlayer, janela à parte do iTunes onde são exibidos controles de música, e uma busca melhorada. Ao que parece, pelo menos nas minhas primeiras impressões de uso, no Windows ele também ficou menos carregado e está consideravelmente mais rápido. Se ele vai se manter assim durante os próximos dias, não há como saber. Mas espero que sim.

Notas completa de mudança de versão

Apresentando o novo iTunes. Com um reprodutor tremendamente simplificado, uma Loja completamente redesenhada e recursos do iCloud que você vai amar – este é o melhor iTunes já lançado.

Completamente redesenhado. O iTunes torna mais divertido explorar e desfrutar de suas músicas, filmes e programas de TV. Você vai amar o belo design aprimorado, cores personalizadas para cada álbum, filme ou programa de TV da sua biblioteca e a possibilidade de obter recomendações pessoais a qualquer momento que clicar na Loja.

Uma nova loja. A iTunes Store foi completamente redesenhada e agora apresenta um visual limpo, que torna mais simples do que nunca ver o que está na moda e descobrir novos favoritos.

Reproduza as compras a partir do iCloud. Suas compras de músicas, filmes e programas de TV no iCloud agora aparecem dentro da sua biblioteca. Basta iniciar sessão com o seu ID Apple para vê-los. Clique duas vezes para reproduzi-los diretamente do iCloud e transfira uma cópia que pode sincronizar com um dispositivo ou reproduzir quando estiver off-line.

Seguintes. Agora é fácil ver que músicas tocarão em seguida, tudo a partir de um único lugar. Basta clicar no ícone Seguintes no painel central e elas aparecerão instantaneamente. Você pode até mesmo reordenar, adicionar ou pular músicas sempre que quiser.

Novo MiniPlayer. Agora você pode fazer muito mais com muito menos espaço. Além de mostrar o que está sendo reproduzido, o MiniPlayer agora inclui a capa do álbum e torna mais fácil buscar algo novo para reproduzir, tudo com um design menor e mais elegante.

Busca melhorada. Nunca foi tão fácil encontrar o que você está buscando no iTunes. Basta digitar no campo de pesquisa e você verá instantaneamente os resultados de toda a sua biblioteca. Selecione qualquer resultado e o iTunes te levará diretamente a ele.

Sincronização de reprodução. O iCloud agora lembra onde você está em um filme ou programa de TV. Sempre que você reproduzir o mesmo filme ou episódio no seu iPhone, iPad, iPod touch ou Apple TV, ele continuará exatamente de onde você parou.

Mais detalhes sobre o programa estão disponíveis nesse artigo de suporte no site da Apple.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados