Governo planeja distribuir conversores de TV digital para população mais pobre

Mais de 11 milhões de famílias podem se beneficiar do "Bolsa Novela"

Thássius Veloso
Por

Não é segredo para ninguém que a TV digital brasileira está longe de decolar. Vem caminhando a passos muitíssimos lentos no que se refere à adoção por parte da população. Sorte a nossa que o Ministério das Comunicações, esperto que só, percebeu uma oportunidade para fazer política social: planeja distribuir os conversores de TV digital para todas as famílias participantes do projeto Bolsa Família.

A doação dos equipamentos está em estudo, conforme apurou a reportagem da Folha. O ministro Paulo Bernardo disse ao jornal paulistano que a deia é “acabar com a era do Bombril na antena”, em alusão a um dos principais atributos da televisão digital, o sinal que chega sempre por completo – ou o televisor não exibe nada na tela.

Ainda de acordo com o jornal, o projeto ganhou o apelido de “Bolsa Novela” dentro do ministério. Fora a doação dos conversores, o governo federal considera ainda facilitar o crédito e diminuir os impostos recolhidos sobre este tipo de produto. A mordida da Dilma e seus pares chega a 25% do preço cheio de um conversor.

Ana Paula Padrão em HD

Ana Paula Padrão em HD

A ideia de facilitar o acesso à TV digital tem a ver também com a instalação da internet 4G LTE pelas operadoras de telefonia móvel. Como você sabe, a Anatel fez o leilão e vendeu diversas faixas na frequência do 2,5 GHz. Agora, pelo que nos consta, o mesmo Ministério das Comunicações pensa em licitar a faixa dos 700 MHz que atualmente serve aos propósitos da televisão analógica.

Primeiro o governo precisa migrar uma base grande da TV analógica para o SBTVD (Sistema Brasileiro de Televisão Digital). Em seguida, fica mais fácil desligar o sinal analógico para, em seu lugar, ativar o 4G LTE. Os Estados Unidos adotaram a mesma faixa de 700 MHz para a telefonia móvel.

O site da Caixa Econômica Federal informa que o programa social Bolsa Família atende pelo menos 11 milhões de famílias.

Thássius Veloso

Ex-editor-executivo

Thássius Veloso foi editor e editor-executivo do Tecnoblog de 2008 a 2014. Liderou o noticiário e cobriu de perto os maiores acontecimentos do mercado de eletrônicos de consumo, games e serviços. É jornalista, palestrante e apresentador de tecnologia na rádio CBN e no canal de TV por assinatura GloboNews.

Relacionados

Relacionados