Rumor do dia: Apple está desenvolvendo iWatch com 100 profissionais

Relógio inteligente da Apple teria tela de vidro curvado e iOS.
New York Times, Wall Street Journal e Bloomberg publicaram rumor.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Aí tem coisa. No domingo, em pleno feriadão de Carnaval aqui no Brasil, o Wall Street Journal e o New York Times, dois tradicionais veículos dos EUA, afirmaram que a Apple está desenvolvendo um relógio inteligente com vidro curvado – chamado por alguns de “iWatch”. Agora, a Bloomberg sustenta o rumor e, citando duas fontes “familiarizadas com os planos da empresa”, revela que cerca de 100 pessoas trabalham no projeto.

O Wall Street Journal diz que a Apple está testando um dispositivo parecido com um relógio que executa algumas funções encontradas em smartphones. De acordo com uma fonte anônima, a Apple já teria discutido o projeto com a taiwanesa Hon Hai Precision Industry (mais conhecida como Foxconn), uma das principais fornecedoras de componentes da empresa de Cupertino.

A publicação acrescenta que o dispositivo poderá receber e transmitir informações automaticamente, sem necessidade de interação do usuário, sendo “mais prático que smartphones e computadores em certas situações”. Bruce Tognazzini, que é ex-funcionário da Apple (olha só!), havia publicado na semana passada suas ideias sobre um possível iWatch; ele acredita que o dispositivo poderia ser usado como meio de pagamento digital por NFC – o chip fica no relógio, não no iPhone.

iWatch: agora vai?
iWatch: agora vai?

O New York Times, que publicou o rumor antes mesmo do Wall Street Journal, afirma que o relógio terá uma tela de vidro curvado e cita um possível fornecedor da tecnologia: a Corning, fabricante do famoso Gorilla Glass, que apresentou no ano passado o Willow Glass, um vidro resistente a arranhões que é flexível e extremamente fino. Duas pessoas disseram ao jornal que o iWatch deve rodar iOS.

Até aí, já teríamos razões para acreditar que a Apple de fato está desenvolvendo o tal iWatch. Mas, por se tratar apenas de um projeto, o produto poderia não chegar nunca às prateleiras das lojas. Entretanto, a agências de notícias Bloomberg disse hoje que cerca de 100 pessoas estão trabalhando nele – é muita gente para ser apenas um mero “experimento” da Apple.

Não dá para saber exatamente o que a Apple está planejando; o rumor de um relógio inteligente da maçã vem circulando há vários meses, mas só agora veículos importantes começaram a falar sobre o assunto. Vale lembrar que a LG havia apresentado há muito tempo, no distante ano de 2009, um relógio com touchscreen que fazia ligações (não, ele não fez sucesso). Também temos o Pebble e o Nike+ FuelBand com conceitos parecidos. Esperamos que a Apple não apresente apenas algo “mais do mesmo”.

A Apple, claro, não confirma nem nega o rumor.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados