Apps de carona funcionam mesmo e fazem o maior sucesso

Gus Fune
Por
• Atualizado há 5 meses

Direto do SXSW em Austin, Texas (EUA) – Diversos aplicativos aparecem durante o festival em uma tentativa de buscar seu lugar ao sol ao tentarem chamar atenção de mais de 60 mil peregrinos que vem pra capital da inovação e novas tendências durante duas semanas. Nesse ano, quem está chamando bastante atenção são os apps ligados a transporte.

É inevitável em uma cidade do tamanho de Austin, ainda mais com a inflação de turistas empacotados durante o SXSW, que algumas áreas mais críticas enfrentem problemas de congestionamento no trânsito. Por exemplo, perto do centro de convenções ou na rua dos bares, a 6th Street. Houve muitos problemas dessa ordem no ano passado. Como resolver? Aplicativos que facilitam a locomoção, obviamente. Existe app para tudo.

O Taxi Magic resolve o problema dos táxis – muito bem, por sinal. É possível saber em tempo real onde o carro está e quanto tempo vai levar para chegar até você. Ele segue a mesma ideia do brasileiro Easytaxi, uma ideia bem executada que já chegou a cinco outros países. Se no ano passado era impossível conseguir transporte pelos telefones ou sites mal feitos de cooperativas, agora está resolvido.

Uma das opções de transporte por aqui é o Pedicab. No caso desse da foto, o inverno está chegando junto.
Uma das opções de transporte por aqui é o Pedicab, essa bicileta com uma poltrona atrás

Mas o grande buzz por aqui está nos aplicativos de carona, ou seja, apps que permitem você embarcar num carro de uma pessoa comum que esteja disposta a te levar a outro canto. O Sidecar é um dos que mais tenho usado por aqui pra isso. Basta marcar qual o seu local de saída e de destino e o usuário cadastrado como motorista mais próximo é alertado. Se seu destino for próximo do caminho que ele vai levar, ele já marca que vai te pegar, te busca e depois te leva direto pro ponto de destino.

Quanto custa a corrida? O quanto você quiser. Para usar o app o usuário deve cadastrar o cartão de crédito e, ao pedir a carona, é sugerida uma doação, cujo preço é calculado baseado na distância percorrida. Daí, cabe ao usuário pagar o valor sugerido, podendo optar por mais ou menos (nunca nada).

Outro app que segue a mesma linha, e um dos favoritos do pessoal ligados ao a tecnologia no Vale do Silício é o Uber, no mercado há 3 anos e em constante expansão. Diferente do Sidecar, ele já serve como um serviço de motorista particular. Você solicita um carro, o valor da corrida é pré-calculado e ao embarcar o valor é debitado automaticamente do seu cartão de crédito. Sem burocracias ou necessidade de andar com dinheiro trocado.

Logo após pedir um carro no Uber já era possível ver a localização dele, o modelo do carro e o motorista na interface do app.
Logo após pedir um carro no Uber já era possível ver a localização dele, o modelo do carro e o motorista na interface do app.

O Uber possui duas categorias de transporte: o UberX é feito com motoristas que usam seus próprios carros pessoais para transportar o passageiro; e o Lux, que tem motoristas contratados pela empresa para levar os passageiros num sedã de luxo.

Ambos os apps permitem que qualquer usuário se cadastre como motorista, porém para poder começar a rodar e receberem pelas caronas eles precisam ser aprovados pelas empresas, que possuem um processo de avaliação. Eles procuram por antecedentes criminais e qualquer tipo de problema envolvendo o nome da pessoa. Além disso, o app sempre monitora o trajeto percorrido e requer que seja confirmado sempre que o passageiro é buscado e deixado no destino. Um sistema de avaliação também permite que os passageiros dêem feedback aos motoristas, podendo até escolher quais são seus preferidos.

Minha experiência com esses serviços foi muito positiva. Infelizmente, não existe previsão de chegarem ao Brasil tão cedo, mas vale acompanhar. Em cidades com grandes gargalos no transporte, como São Paulo ou Rio, eles podem ser uma saída interessante para incentivar os cidadãos a usarem menos seus carros e dividirem a carona com outras pessoas.

Receba mais sobre Austin na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Gus Fune

Gus Fune

Ex-redator

Gus Fune é formado em Comunicação Social e pós-graduado em desenvolvimento e design de Games. No Tecnoblog, cobriu eventos como Electronic Entertainment Expo (E3), Game Developer Conference (GDC) e South by Southwest (SXSW) e escreveu sobre esse universo. Atua, hoje, como diretor de tecnologia e assessor, mas já esteve em projetos de empresas como 3M e Motorola.

Relacionados