Aproveitando o evento de lançamento do Nexus 7 e do Android 4.3, o Google lançou um novo produto que promete revolucionar a forma de assistir vídeos na sua casa: o Chromecast. Se trata de um pequeno dongle que você conecta na entrada HDMI da sua televisão e recebe conteúdo de smartphones, tablets e computadores.

O Chromecast não possui controle remoto, e essa é a mágica do produto: você irá navegar com um gadget que oferece uma navegação melhor do que o que encontramos atualmente nas Smart TVs. Convenhamos: é muito mais prático achar um vídeo no seu smartphone do que ficar catando letrinhas no controle remoto da televisão.

chromecast

Para compartilhar músicas ou vídeos, basta que qualquer dispositivo esteja no mesmo ambiente de rede em que o dongle está conectado. Ao abrir um app compatível, você terá a opção de escolher onde quer exibir o conteúdo. Também é possível espelhar a janela do chrome aberta em um computador na televisão, tudo isso sem fios e complicações.

Todo o controle é feito a partir do seu dispositivo. Se você está assistindo algum filme com a família mas precisa sair e levar o dispositivo com você, não tem problema: basta que outra pessoa abra o mesmo aplicativo e ela passa a ter um controle do conteúdo. Isso é legal, mas prevejo que seu irmão peralta pegue o comando e avance para as cenas importantes porque a zoeira não tem limites.

O Chromecast já é compatível com YouTube, Google Play Music, Netflix e Google Chrome. O suporte a novos aplicativos, como o Pandora, chegará em breve. Além disso, é possível exibir conteúdos de inúmeros outros sites, uma vez que dá para compartilhar a tela do Chrome na televisão.

chromecast-content

O Google lançará também um SDK para que desenvolvedores do Android, iOS e web possam implementar os recursos de compartilhamento em seus aplicativos. Não vejo motivos para o Chromecast não ser um sucesso de vendas: ele chegará ao mercado norteamericano no dia 28 de julho e custa 35 dólares, o que é incrivelmente barato. Eu pretendo comprar um: aguarde um review em breve no TB. 🙂

Receba mais sobre Chromecast na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Relacionados