Em meu primeiro post no Tecnoblog, relatei que a Microsoft havia perdido um processo judicial no Reino Unido movido pela operadora de TV Sky Broadcasting Group (BSkyB) que a acusava de uso indevido da marca “SkyDrive”. Era de se imaginar que a turma de Redmond fosse acionar seu time de advogados para recorrer ou tentar um generoso acordo financeiro, mas hoje veio a surpresa: a Microsoft desistiu do nome.

No processo, a BSkyB alegou que o uso do termo “sky” pela companhia comandada por Steve Ballmer não é apropriado, uma vez que consumidores podem não conseguir diferenciar os serviços das duas empresas. A captura de imagem abaixo, que mostra aplicativos da Sky (serviço de TV da BSkyB) e do SkyDrive no Xbox, foi uma das provas apresentadas:

Apps Sky e SkyDrive lado a lado no Xbox
Apps Sky e SkyDrive lado a lado no Xbox

Ao dar causa ganha à BSkyB, a justiça britânica proibiu o uso do nome SkyDrive pela Microsoft em toda a União Europeia. Para que pudesse se defender, a companhia teve direito a uma nova audiência realizada hoje, mas não obteve sucesso.

Para não piorar as coisas, a Microsoft fechou um acordo com a BSkyB em que se compromete a trocar o nome do seu serviço de armazenamento de arquivos nas nuvens não apenas na Europa, mas no mundo todo. Faz sentido: usar dois nomes para o mesmo serviço só causaria mais confusão.

Em troca, a companhia britânica concordou em dar um prazo razoável para que a mudança ocorra da maneira menos impactante possível aos usuários. Nenhuma das partes revelou detalhes, mas sabe-se que o acordo envolveu também compensação financeira (possivelmente por parte da Microsoft) e outros compromissos.

@SadSkyDrive

E, não, ainda não há informação de quando a mudança ocorrerá, tampouco qual será o novo nome do SkyDrive. Alguma sugestão?

Com informações: Engadget

Receba mais sobre Microsoft na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados