O YouTube sabe que boa parte do seu público é nerd e sabe do que nerds gostam. Por isso, criou a Geek Week, que acaba amanhã, mas reuniu nos destaques do site ao longo de toda a semana uma infinidade de vídeos sobre HQs, games, filmes, anime e tudo mais que possa interessar ao público nerd. Inclusive easter eggs.

Caso alguém não esteja familiarizado, easter eggs são surpresinhas, piadas ou dicas que ficam escondidas em filmes, HQs, games, etc. Por exemplo, a Pixar costuma colocar referências a seus próprios filmes em outros; são easter eggs. O nome se refere à prática de caçar ovos de Páscoa (mais comum nos EUA do que aqui).

Então, o YouTube também colocou várias dessas brincadeiras no site nessa semana. A gente falou de uma delas na nossa fanpage, mas descobrimos hoje que há outras e reunimos todas aqui.

A que comentamos é a mais famosa, do game Missile Command: basta abrir um vídeo qualquer e digitar “no nada” 1980 para que ele comece a ser bombardeado por mísseis vindos de cima. Quanto mais dano, mais rachada fica a tela, até que você perde o jogo.

969115_10151998184186747_1776515826_n

Ela é a mais divertida, já que é um joguinho. As outras são, digamos, cosméticas.

luke

Digitando “use the force luke” na barra de pesquisa do site, os itens começam a flutuar (não precisa explicar o porquê, né?). Mexendo o mouse, a tela toda se movimenta, mas os links continuam funcionando, então dá para navegar normalmente. Outro é matemático: ao digitar “fibonacci” na barra, é feita uma demonstração da sequência de Fibonacci que utiliza os vídeos dos resultados. Para quem não lembra das aulas do colegial, ela é a sequência de números em que o sucessor é a soma dos dois anteriores. O resultado é uma espiral e essa precisão matemática está presente em diversos casos na natureza.

fibonacci

Outro easter egg deixa a tela de resultados a cara dos terminais no Unix. É o “/ qualquer coisa”. Explicando: antes do termo procurado, digite barra e dê um espaço. Os links continuam funcionando normalmente; ao clicar em um, a página acessada fica normal (infelizmente).

youtube unix

Por último, um fofinho: ao digitar “ponies” na barra de pesquisa, pôneis começam a correr pela tela. Nunca entendi a obsessão da internet com My Little Pony, mas enfim, é bonitinho. 🙂

ponies yt

A Geek Week vai até amanhã e pode ser que, por isso, os easter eggs também sejam removidos. Mas, como o Google é cheio de easter eggs, não vai ser nenhuma surpresa se permanecerem no site.

Ah, se você souber de outro que não está aqui, avise nos comentários. 😉

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados