Sem um bom ecossistema de aplicativos e conteúdo, uma plataforma móvel não vai muito longe. É por isso que o Google está tratando de cuidar melhor da loja online do Android: recentemente, a companhia promoveu pequenas, mas significativas mudanças nas políticas do Google Play para deixar o serviço mais protegido contra spam, malwares e outras experiências ruins.

Um dos pontos revisados que mais devem agradar aos usuários se refere às interferências no sistema: agora está explícito que os apps do Google Play não podem baixar software adicional sem o conhecimento e autorização do usuário, tampouco substituir aplicativos, modificar as configurações do dispositivo ou incluir atalhos na tela inicial ou em navegadores para serviços de terceiros.

De igual forma, os aplicativos não poderão fazer uso de nenhum artifício para induzir o usuário a remover determinado programa. Uma exceção pode ser concedida para antivírus e outros softwares de segurança.

Google-Play-Logo

As políticas ficaram mais rígidas também em relação aos anúncios. Banners só poderão ser exibidos dentro da interface do app, não podendo aparecer na área de notificação, exceto no caso de software que têm essa finalidade, como os que verificam promoções de passagens aéreas.

E tem mais: em hipótese alguma o usuário poderá ser condicionado a clicar no anúncio para usufruir do aplicativo ou ser penalizado de alguma forma por fechar um anúncio, assim como ter seus dados pessoais capturados para fins publicitários sem o seu consentimento.

O Google também quer evitar que desenvolvedores utilizem técnicas desleais para favorecer seus aplicativos nas buscas do serviço, por isso, deu uma melhorada nas regras já existentes contra o spam: a utilização massiva de palavras-chave em títulos e descrições está proibida, o mesmo valendo para reviews pagos ou estímulos para votações positivas, por exemplo.

As políticas completas podem ser conferidas aqui (a versão em português ainda não foi atualizada). Os desenvolvedores estão sendo notificados por e-mail sobre a atualização e terão, se for o caso, 30 dias para aplicar as alterações cabíveis, do contrário, poderão ter seu aplicativo banido do Google Play.

Com informações: The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados