Antes tarde do que mais tarde, o Metrô de São Paulo divulgou em seu Twitter que um aplicativo oficial do serviço foi disponibilizado no Google Play gratuitamente, para ajudar os usuários em suas viagens nas linhas desse transporte. Até então, os usuários contavam apenas com o site mobile, acessível pela leitura de um QR Code nos vagões.

O app é bem completo e pode realmente ajudar quem não está tão familiarizado com as linhas. A função mais interessante é a de planejar a viagem: o usuário seleciona a estação de partida e a de chegada e o aplicativo indica quanto tempo a viagem irá demorar (em condições ideais, ou seja, o tempo mínimo), quanto vai custar e que conexões fazer, além dos horários de operação das estações e o mapa dos arredores das selecionadas – quer dizer, ao selecionar essa opção, é aberto o mapa do Google.

app metro sp

Ele calcula trajetos utilizando também estações da CPTM, mas as demais informações, como velocidades das linhas, é só para o metrô mesmo.

O aplicativo também tem um mapa que mostra todas as linhas, como os que existem nas estações e vagões do metrô, para ficar mais fácil de visualizar os trajetos. Por curiosidade: o app do metrô de Nova York é mais ou menos assim; quer dizer, na verdade é meio que um hub com diversos mapas em JPG em alta resolução para baixar no celular.

Conectado à rede de dados, o aplicativo pode também fornecer informações em tempo real de como está a operação de cada uma das linhas. Seria legal se essa informação cruzasse automaticamente com a do planejamento da viagem, de modo que o tempo estimado fosse o real para aquele momento; quem sabe numa próxima atualização isso ocorra.

Screenshot_2013-10-04-16-33-55

Outra melhoria que poderia ser implementada é para fazer denúncias; o metrô tem um número para enviar SMS e reportar alguma irregularidade e esse número está no aplicativo, assim como outros do serviço. Mas seria bem mais fácil para o usuário se pudesse enviar a denúncia direto pelo app.

Por enquanto, o aplicativo oficial do metrô está disponível só para Android a partir da versão 2.1, mas deve chegar “em breve” para iOS. No entanto, há alternativas não-oficiais tanto no iOS quanto no Windows Phone; basta dar uma olhada na loja de cada um.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Relacionados