Notícias Celular

A sua foto no Google+ poderá ser usada para identificar chamadas no Android

Emerson Alecrim
Por

As melhores ofertas,
sem rabo preso

A renovação do discador padrão é uma das várias novidades do Android 4.4 KitKat. Até aí, nada demais. A surpresa é que a atualização do aplicativo de discagem poderá incluir a exibição da foto do seu perfil no Google+ nos aparelhos baseados na plataforma para os quais você ligar.

A ideia foi revelada por Attila Bodis, engenheiro de software que faz parte da equipe de desenvolvimento do Android. Segundo o seu post, a funcionalidade deverá ser implementada no início de 2014, embora o desenvolvedor não tenha deixado claro se versões anteriores do sistema também receberão o update.

App de chamadas do Android 4.4 KitKat

App de chamadas do Android 4.4 KitKat

Para a identificação de chamadas com foto do Google+ funcionar, é necessário que o usuário associe o número do seu celular à sua conta. Com este procedimento concluído, a funcionalidade entrará em ação automaticamente.

Há pelo menos dois aspectos que poderão fazer com que a novidade agrade: com as fotos, você poderá encontrar mais facilmente os contatos da sua agenda para os quais deseja ligar ou mandar mensagem (parece funcionar melhor que a integração de contatos oferecida pelo Facebook) e será possível identificar um conhecido que está te ligando, mas cujo número não está em sua lista de contatos.

Quem utiliza o Gmail poderá ter uma sensação de “já vi este filme antes”. Já há algum tempo o serviço exibe a foto do remetente com link para o seu respectivo perfil no Google+ ao lado dos e-mails recebidos.

Quando este recurso foi implementado, até houve algum burburinho em relação à privacidade, mas a ideia foi bem aceita, de modo geral. O mesmo deverá acontecer em relação ao Android, portanto.

De qualquer forma, o Google já tratou de avisar que será fácil desativar a identificação de chamadas com foto do Google+: basta acessar a página de configuração de número de celular de sua conta e desmarcar a caixa “Ajude as pessoas que têm seu número de telefone a encontrá-lo nos serviços do Google e a se conectarem a você” (ou equivalente em outro idioma).

Com informações: Android Central

Emerson Alecrim

Autor / repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais, negócios e transportes. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém um site chamado InfoWester.

Mais Populares

Responde

Relacionados

Em destaque