Por que a Nintendo vende jogos digitais pelo mesmo preço das cópias físicas? Satoru Iwata explica
A Nintendo continua insistindo para manter suas políticas contra tudo e contra todos os que se opõem a ela. O caso, desta vez, foi sobre as cópias digitais de seus jogos, que, mesmo sem o gasto com materiais, continuam custando tanto quanto as mídias físicas.
Segundo Satoru Iwata, presidente da companhia, a fórmula para que o preço seja o mesmo é bem simples: a Nintendo não quer correr o risco de que seus jogos digitais sejam desvalorizados em relação às versões em caixinha. “Nós decidimos que, desde que os conteúdos sejam os mesmos, a companhia oferecerá os softwares no mesmo preço, seja na versão com embalagem ou na digital”, disse. “Isso acontece porque nós queremos que os consumidores valorizem o software o máximo possível, e porque nós estamos tentando aumentar o valor do software sempre que o produzimos”.

Super Mario: sem “desvalorização” de preço
Já que a explicação foi um tanto desprezada pelos fãs da marca, Iwata prometeu que os consumidores poderão facilmente aguardar que jogos de franquias grandes, como Super Mario e Pokémon, valham o preço.
Além disso, Iwata citou como exemplo as versões digitais de Monster Hunter 4, Pokémon X & Y e Luigi’s Mansion, que, mesmo com o preço nos padrões Nintendo, tiveram vendas bastante fortes, mostrando que existem muitas pessoas dispostas e crentes de que o conteúdo digital possui o mesmo valor das versões físicas.
“Além do mais, nós já descobrimos que uma vez que os consumidores tenham comprado o download digital, muitos deles tendem a fazer isso outra vez. Eles percebem as conveniências como a facilidade de sempre carregar os jogos por aí e não terem de se preocupar em perder os game cards físicos”, falou o presidente.
Entretanto, se o jogo em questão for uma nova propriedade intelectual nova ou uma franquia bastante conhecida, a Nintendo estará disposta a abaixar o preço (pelo menos é o que diz Iwata). “Para esses jogos, se nós usarmos a estratégia comum de vendas dos softwares físicos, ele pode não alcançar seu potencial pleno de vendas, e mesmo quando nós estivermos prontos para criar algo interessante, os jogos podem apenas passam em branco sem serem notados pelos consumidores.”
Entendeu?
Com informações: Gamespot