Para que serve uma tela curvada num smartphone? Esta patente da Samsung dá algumas ideias

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Samsung e LG apresentaram recentemente os primeiros smartphones com telas curvadas e flexíveis. Os aparelhos não trazem nenhum recurso útil de software para aproveitar o formato da tela e aparentemente ainda não há grandes vantagens em displays curvados, mas uma patente da Samsung revela algumas ideias que podem estar nos dispositivos lançados nos próximos anos.

O The Verge publicou desenhos obtidos de uma patente registrada pela Samsung em maio no Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos, que descreve “funções de um terminal portátil com uma tela dobrada”. As ilustrações mostram um conceito de smartphone com tela curvada nas laterais. O espaço extra pode ser usado para exibir controles adicionais e informações sobre o estado do aparelho.

samsung-patente-tela-curvada-contatos-fotos

As laterais poderão exibir capítulos de um livro, facilitando a navegação, ou letras do alfabeto no aplicativo de contatos, deixando a frente do aparelho mais limpa e com mais espaço para exibir informações úteis. Um dos desenhos mostra datas na galeria de imagens, permitindo que você encontre mais facilmente as fotos importantes.

Durante o carregamento, o nível da bateria poderia ser exibido constantemente como uma barrinha na borda curvada da tela. Assim, você não precisaria apertar o botão liga/desliga do smartphone sempre que quisesse ver como está a carga. Telas OLED acendem apenas os pixels necessários, então isso pode resultar em recargas mais rápidas e economia de energia.

samsung-patente-tela-curvada-bateria-alt

Antes que a Apple patenteie algo parecido, a Samsung registrou um desenho que mostra um atalho para desbloquear o smartphone deslizando o dedo na lateral do aparelho.

samsung-patente-tela-curvada-desbloqueio

Tem também uma área de transferência visual, para onde você poderia arrastar fotos de uma página da web ou da galeria de fotos, por exemplo, e depois trazê-las para outro programa, como um aplicativo de mensagens. Seria uma forma diferente para compartilhar e manipular arquivos.

samsung-patente-tela-curvada-area-de-transferencia

A própria Samsung apresentou recentemente o Galaxy Round, com tela curvada, e revelou num evento para analistas que pretende lançar dispositivos com telas dobráveis e até “esticáveis” no futuro. Se os rumores estiverem certos, o tal smartphone com tela dobrada nas laterais deve ser apresentado pela Samsung no ano que vem.

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados