Encontrar aplicativos para tablets Android no Google Play finalmente ficou mais fácil

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana

O Android vai muito bem no segmento de smartphones, mas a situação não é tão confortável assim no que se refere a tablets. O problema não está na qualidade ou quantidade de modelos, mas sim no ecossistema da plataforma, que até hoje prioriza dispositivos com tela de, no máximo, 5 polegadas e pouco. Mas, mudanças recentes no Google Play indicam que os tablets finalmente começarão a ter a atenção merecida.

Um post publicado na página de desenvolvedores do Android no Google+ na noite desta quinta-feira revela que, a partir de agora, o Google Play exibirá com mais precisão recomendações de aplicativos para tablets.

Google Play para tablets

A novidade já funciona e de maneira global. Ao acessar o Google Play a partir de um tablet, o serviço mostrará listas como “Apps essenciais para tablets” e, dentro de categorias como “Principais pagos” e “Principais gratuitos”, indicará prioritariamente quais têm interface projetadas também para tablets.

Pode parecer uma mudança sutil, mas ela vem com a missão de incentivar os desenvolvedores a pensarem em interfaces mais amplas na hora de criar aplicativos. Até agora, o que se vê na maioria dos casos são apps que rodam em tablets, mas não aproveitam devidamente as telas por serem desenvolvidos originalmente para smartphones.

Os aplicativos que não tiverem interface desenvolvida para tablets não só não aparecerão com prioridade no Google Play, como também receberão a classificação “Projetado para telefones”. Esta informação não impedirá a instalação do programa em tablets, mas o usuário poderá mudar de ideia ao vê-la. Trata-se, portanto, de outra forma de “pressionar” os desenvolvedores.

Google Play para tablets

A indicação de apps projetados para tablets já existia discretamente no Google Play desde o início do ano, mas não era muito precisa. Como a mudança vem acompanhada de novos critérios, a classificação deverá cobrir todas as categorias e isso já nos próximos dias. Em outras palavras, agora é pra valer.

Se por alguma razão o usuário não quiser contar com a nova organização, poderá voltar ao esquema anterior. Para tanto, nas categorias, basta clicar em “Projetado para tablets” e escolher a opção “Todos os aplicativos”.

Com informações: GigaOM

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados