Moto X começa a receber atualização para o Android 4.4 KitKat no Brasil

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 5 meses

Poucas semanas após o anúncio oficial do Android 4.4, a Motorola começou a liberar a atualização para os proprietários do Moto X. O KitKat começou a ser distribuído nos últimos dias para o Moto X vendido por operadoras dos EUA, mas está se espalhando pelo mundo e alguns brasileiros já relatam que estão recebendo a novidade. Depois do Nexus 4, este é o segundo smartphone vendido no Brasil a receber a nova versão do Android.

Moto X brasileiro, agora com KitKat
Moto X brasileiro, agora com KitKat

O KitKat traz refinamentos na interface em relação ao Android 4.3: os ícones da barra de status agora estão brancos e a arte do álbum passou a ser exibida em tela cheia na tela de bloqueio. O discador está mais inteligente e permite encontrar contatos mais facilmente, além de identificar números de estabelecimentos comerciais em certas regiões. Agora também será possível deixar mais aplicativos em tela cheia, ocultando a barra superior e os botões virtuais.

Além de levar o KitKat ao Moto X, a atualização de 351,9 MB da Motorola traz novos controles de foco e exposição no aplicativo da câmera. As notas de atualização também citam a inclusão do comando de voz “Ok Google Now, cadê meu celular”: o Moto X reconhecerá sua fala e começará a tocar um alerta para que você o encontre no meio da bagunça. No entanto, usuários relatam que já possuíam o recurso no Android 4.2.2.

A atualização está sendo liberada aos poucos para os usuários brasileiros do Moto X. Se você não recebeu nenhuma notificação, entre nas configurações do sistema, acesse o menu Sobre o telefone, toque em Atualização de software e verifique se o KitKat já está disponível para você.

As screenshots abaixo mostram uma parte das novidades da atualização:

moto-x-camera

O Mobilon, que já recebeu o KitKat no Moto X, escreveu um rápido relato das novidades:

Sobre o foco, agora o aplicativo da câmera exibe esse círculo no meio da tela. Você pode arrastar ele para outro ponto da tela para focar em um objeto específico e depois tocar em qualquer lugar para capturar. Antes não existia isso, a câmera não exibia nada no meio da tela e o foco era feito no ponto que você tocava para capturar (ele focava e já capturava de uma vez).

Parece simples, mas isso é uma grande melhoria! Antes o foco nem sempre funcionava no ponto que você tocava e você só descobria isso depois de bater a foto. As imagens do teclado do MacBook Pro mostram como o recurso funciona (repare no foco).

De resto, novos ícones, geolocalização aparece no menu rápido, cores levemente alteradas no sistema, discador novo (ainda não testei a fundo) e os botões virtuais do Android agora exibem o plano de fundo da tela inicial atrás deles e não uma faixa preta. Existe também um atalho para o Google Now e para a câmera na tela de bloqueio.

Sobre o recurso de localização, é isso mesmo: ele fica apitando uma espécie de sonar e exibindo uma animação na tela, com a mensagem “Faz tempo que a gente não se vê” ou “Você me achou!”.

Atualização às 18h48, 10/12: a Motorola Brasil confirmou hoje a atualização do Moto X para o KitKat, adicionando que a nova versão estará disponível inicialmente para quem comprou o aparelho no varejo. A atualização para as demais versões, como as vendidas por operadoras, será disponibilizada de forma gradativa “nas próximas semanas”.

Receba mais sobre Brasil na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados