Criador de Resident Evil diz que está difícil assustar os jogadores

Isso explica bastante coisa.

Giovana Penatti
Por

Se você acha que o gênero de terror está deixando a desejar nos games há um bom tempo, saiba que não está sozinho: Shinji Mikami, criador de Resident Evil, também tem essa opinião. Segundo ele, o motivo é que está difícil de assustar os jogadores.

Mikami diz que os gamers já manjam todos os clichês de terror, então sempre sabem o que vai acontecer a seguir e, por isso, está difícil fazer com que eles sejam realmente surpreendidos. Outro problema está nas continuações, que costumam trazer inimigos similares e, para manter a diversão, focam na ação.

De fato, quem acompanha a série Resident Evil percebe que o estilo mudou bastante nos últimos títulos; nosso editor-chefe Thiago Mobilon, que é mega fã da série, diz que desde RE4 não há medo real (talvez o fato de este ter sido o último que teve a participação de Mikami tenha a ver). RE6 é bem mais um jogo de ação que um survival horror – até eu, que tenho pavor do gênero, joguei.

Em The Evil Within, próximo título no qual Mikami está trabalhando e que será publicado pela Bethesda, a intenção é voltar ao gênero de terror em sua essência; há alguns meses, ele afirmou que só estava fazendo o jogo para assustar as pessoas e voltar às raízes do survival horror.

Para garantir o pânico dos jogadores, Mikami irá limitar os recursos em The Evil Within: munição será escassa e inimigos, difíceis de derrubar. Será preciso pensar – sob pressão – para sobreviver. O protagonista é um policial que vai investigar os acontecimentos bizarros de um hospício e não tem nenhum traço de imortalidade.

O que, convenhamos, também não é nenhuma novidade no gênero. Ainda assim, o gameplay consegue deixar tenso:

YouTube video

The Evil Within será lançado em 2014 para Xbox 360 e One, PS4 e PS3 e PC. Enquanto isso, se você quer passar um medo incontrolável em games, recomendo Outlast, indie lançado em setembro que mal consigo ver vídeo de gameplay. O horror, o horror.

Com informações: Edge, Gamespot

Relacionados

Relacionados