Início / Notícias / Jogos /

Maxis trabalhou mais de seis meses para colocar modo offline no SimCity

Paulo Higa

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Meses após um lançamento desastroso, graças aos servidores que não deram conta da demanda, a Maxis confirmou que SimCity finalmente ganhará um modo offline, que não dependerá de conexão à internet para salvar os dados do jogo. Ficou aquela sensação de “por que não fizeram isso antes?”, mas a Maxis diz que o modo single player deu bastante trabalho: foram mais de seis meses e meio de desenvolvimento, segundo a empresa.

Quem conta toda a história é Simon Fox, engenheiro da Maxis, no blog oficial do SimCity. Ele afirma que SimCity, desde o começo, foi desenvolvido para funcionar em conjunto com os servidores do jogo. Isso porque SimCity constantemente pega algumas informações da nuvem para que a simulação da região funcione corretamente, como o número de trabalhadores e importações, além de outros dados da região onde sua cidade está.

simcity

Para tornar possível um modo offline, foi necessário refazer todo esse código para que, em vez de pegar informações processadas pelos servidores, a simulação seja feita localmente, pelo computador do usuário. Aqui, houve outro agravante: o código anterior era feito em Java, mas eles tiveram que reescrevê-lo em C++, o que gastou mais tempo. A equipe também otimizou o código para tornar o jogo “divertido e funcional em todas as combinações de hardware”.

Além de adicionar mais linhas de código, a Maxis precisou remover algumas funções que fazem sentido no modo multiplayer, mas não no modo offline, como funcionalidades sociais, importação e exportação de recursos entre cidades (energia, água, esgoto e outros materiais) e conquistas. Essas remoções precisaram ser feitas sem causar falhas no modo multiplayer (e espero que eles tenham conseguido).

simcity-2

Fox lembra que, apesar de alguns terem conseguido crackear o jogo para que SimCity funcionasse offline, não era possível se comunicar entre cidades, trocar recursos ou mesmo salvar o jogo atual. Com a atualização oficial, isso será possível. Assim, você talvez consiga jogar sua cidade dentro de uns cinco ou dez anos, mesmo que os servidores de SimCity já tenham sido desligados.

O Update 10 de SimCity, que traz o modo offline, está “em estágios finais de teste” e será liberado para todos os jogadores em breve. A atualização também permitirá que desenvolvedores criem modificações para o jogo sem causar problemas no modo multiplayer.

Agora que a falta do modo offline já foi resolvida, resta adicionar cidades com mapas maiores, outra grande reclamação de quem jogou SimCity. Mas, de acordo com um comunicado publicado em outubro de 2013, eles decidiram não colocar mapas maiores porque a maioria dos jogadores não poderia carregar, muito menos jogar, cidades maiores que as disponíveis atualmente. Então, isso não deve acontecer tão cedo, infelizmente.